Publicado em: 10/04/2012 às 08:30hs
Durante dois dias, 35 membros dos sindicatos dos Produtores Rurais, entre colaboradores e presidentes, participaram da capacitação para a emissão de DAP, a declaração de aptidão necessária para os associados que desejam contratar financiamento da linha PRONAF e outros benefícios ofertados por programas destinados à agricultura familiar.
Para o Coordenador do Programa Sindicato Forte, vice-presidente da FAESC João Francisco de Mattos, “existe um grande número de agricultores sócios dos Sindicatos, que possuem propriedades acima de dois módulos rurais e renda compatível para participar do Programa que oferece condições favorecidas de juros e que, agora, podem habilitar-se, sem a necessidade de afastar-se do sindicato patronal”.
O dirigente acrescenta que esta é mais uma prestação de serviços aos produtores rurais. Alguns Sindicatos já faziam este trabalho isoladamente, agora mais de 90 sindicatos tem a condição de trabalhar de acordo com as normas legais do MDA e do Conselho Monetário Nacional.
A parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário foi uma conquista da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), através da presidente Kátia Abreu. O presidente da FAESC José Zeferino Pedroso já vinha a muito tempo reivindicando esta condição, considerando a participação dos associados dos Sindicatos de produtores rurais. O treinamento foi conduzido pelos técnicos Joacir Medeiros (CNA) e Andréia Barbieri (Faesc).
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias