Capacitação

SESCOOP/PR: Líderes e executivos de cooperativas participam de programa de formação

Aprimorar a gestão estratégica e empresarial e discutir as melhores práticas de governança e estrutura organizacional das cooperativas


Publicado em: 26/06/2012 às 08:15hs

SESCOOP/PR: Líderes e executivos de cooperativas participam de programa de formação

Esses foram os objetivos do módulo de estudos do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sescoop/PR, que ocorreu sexta-feira (22/06) e sábado (23/06) no Hotel Lizon, em Curitiba. Cerca de 30 líderes e executivos de cooperativas paranaenses participaram do encontro, que terá continuidade nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho. “O Programa atende às demandas das cooperativas e foi desenvolvido como parte de uma estratégia de formação continuada, que tem alcançado bons resultados”, explicou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que participou do evento. Também presentes o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o coordenador de Desenvolvimento Humano, Humberto Bridi.

 Percepções  - O Programa prossegue nessa semana com foco em liderança, gestão e equipe, e procedimentos junto ao público externo. “Além do conteúdo dos estudos, são importantes as discussões e trocas de experiências do grupo, com distintas percepções e pontos de vista”, ressaltou Boesche. Para a assessora executiva da Unimed Curitiba, Scheila Santos, o programa de formação, ao promover o intercâmbio, aproxima os diferentes ramos do cooperativismo. “É um encontro de aprimoramento, com uma troca de experiências que nos habilita a aperfeiçoar nossos procedimentos de gestão, trazendo melhorias e benefícios para a cooperativa e, principalmente, aos cooperados”, afirmou.

 Profissionalização  - Para o professor da Fundação Dom Cabral, Anderson Mota, que ministrou o módulo do Programa, percebe-se a trajetória crescente de profissionalização da gestão no setor cooperativista. “Há uma evolução e um interesse contínuo de aprimoramento por parte dos gestores das cooperativas, sejam do conselho de administração, da diretoria ou do conselho fiscal. É um dado extremamente importante para a expansão do segmento”, afirmou. “A troca de informações é outro ponto positivo, pois os executivos e líderes compartilham um rico material de experiências que podem ser aproveitadas em sua cooperativa”, concluiu Mota.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias