Publicado em: 06/08/2013 às 08:30hs
Conservas de hortaliças e temperos, inseminação artificial em bovinos, artesanato com pintura, aumento da produtividade do mel e aproveitamento integral de alimentos. Estes são alguns dos 425 treinamentos gratuitos disponibilizados neste mês de agosto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A meta é beneficiar aproximadamente 6.800 produtores rurais de todo o território catarinense.
Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado estão o de cortes, assados e empanados de frango em Schroeder, de identificação e seleção de oportunidades de negócios em Garuva, operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em São João do Itaperiu, de produção caseira de massas para congelamento em Araquari e produção caseira de pães e biscoitos em Balneário Barra do Sul.
No Vale do Itajaí o treinamento de fruticultura básica reunirá os produtores de Agrolândia, de doces de leite e iogurte em Vitor Meireles, de aumento da produtividade do mel em José Boiteux e de cultivo de plantas medicinais de Vidal Ramos.
Na região sul ocorrem os cursos de informática básica em Maracajá, de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em São Ludgero, de produção de frangos e ovos caipiras em Paulo Lopes e de confecção de peças do vestuário íntimo em Garopaba.
Na serra catarinense estão previstas as capacitações de acolhida do meio rural em Bom Retiro, de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Bocaina do Sul, de floricultura em Correia Pinto, de artesanato com pintura em Palmeira e de queijos e industrialização de soro em Ponte Alta.
A região do meio oeste contará com os cursos de reformas e pequenas costuras em Treze Tílias, de preparação do fio para tecelagem em Macieira, de gestão ambiental em propriedades rurais em Caçador e de educação ambiental em Brunopólis. No oeste, entre os treinamentos estão os de implantação e manejo de pastagens em Peritiba, programa 5S em Irani, de criação de bezerras e novilhas em Passos Maia, de cultivo protegido de hortaliças e de aumento da produtividade do mel em Seara.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de produção caseira de massas para congelamento em Jupiá, de olericultura básica em Iporã do Oeste, de planejamento e implantação de negócios em Palmitos, de produção caseira de pães e biscoitos em Maravilha e de piscicultura em São Lourenço do Oeste.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que a missão da entidade é desenvolver ações de formação profissional rural (FPR) e atividades de promoção social (PS), contribuindo para profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias