Capacitação

SENAR/SC promove 424 capacitações gratuitas em novembro

Conservas de hortaliças e temperos, presuntaria e salamaria de carne suína, inclusão digital rural, pintura em emborrachado, licores e sucos, gestão ambiental em propriedades rurais, instalação e manutenção de redes elétricas, objetos decorativos em palha de milho, tratamento de madeira, além de planejamento e implantação de negócios de turismo rural. Estes são alguns dos 424 cursos disponibilizados gratuitamente, neste mês de novembro, pelo SENAR-SC


Publicado em: 31/10/2012 às 16:20hs

SENAR/SC promove 424 capacitações gratuitas em novembro

A meta é beneficiar 6.784 produtores rurais do território barriga-verde. “Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, lembra o superintendente Gilmar Zanluchi.

Mensalmente, a entidade oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de FPR envolvem atividades de apoio à agricultura (cebolicultura; conservação do solo; controle agroecológico de pragas e doenças; cultivo de plantas medicinais; fruticultura e olericultura), pecuária (apicultura; bovinocultura de corte e de leite; caprinocultura; casqueamento e ferrageamento de equídeos; doma racional de equídeos; frango caipira; ovinocultura e qualidade do leite), silvicultura (operação e manutenção de roçadeiras em áreas de reflorestamento) e aquicultura (psicultura).

Também integram ações no setor de agroindústria (beneficiamento e conservação do pescado; comercialização na panificação; conservação de frutas, hortaliças e temperos; cortes e assados de carne suína; derivados do leite; embutidos e defumados de carne; fabricação de licores, vinhos e vinagres; industrialização de melado, açúcar mascavo e rapadura; presuntaria e salamaria de carne suína; produção artesanal de pães e massas congeladas e tecelagem), atividades de apoio agrossilvipastoril (administração rural; aplicação de agrotóxicos; colheitadeiras automotrizes; implementos agrícolas; microtratores; motosserra; ordenhadeira mecânica; tratores agrícolas e tratores florestais) e atividades relativas à prestação de serviços (boas práticas de manipulação de alimentos em agroindústrias; confecção de bermuda, saia, calça, vestido, camisa e casaco e tratamento de madeiras).

Na linha da promoção rural são desenvolvidas atividades de artesanato (bordado; crochê; pintura; tricô; reformas e pequenas costuras), organização comunitária (associativismo), educação (ambiental) e alimentação e nutrição (arte culinária; confeitaria e produção caseira de biscoito).

Fonte: Assessoria de Comunicaçã do SENAR-SC

◄ Leia outras notícias