Capacitação

Senar/SC: Parcerias e novos treinamentos aperfeiçoam a pecuária catarinense

As ações para a profissionalização do setor pecuário ganharão reforços e ampliarão o número de produtores rurais catarinenses qualificados


Publicado em: 15/03/2012 às 09:30hs

Senar/SC: Parcerias e novos treinamentos aperfeiçoam a pecuária catarinense

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), oferece mensalmente mais de 30 capacitações gratuitas voltadas ao segmento e, neste mês, proporcionará novas opções às famílias rurais que buscam aperfeiçoamento.

Uma das novidades é a implantação do treinamento em técnica de cortes de carne ovina, para atender a demanda de estabelecimentos especializados no preparo deste tipo de alimento. Além disso, as parcerias com a Coopercentral Aurora e a Laticínios Tirol capacitarão para o controle da qualidade do leite, com a realização de 18 treinamentos na área, beneficiando cerca de 300 produtores.

O coordenador de Pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini, destaca ainda os treinamentos em produção de gado leiteiro e inseminação artificial em bovinos, com a participação de cerca de 500 produtores e trabalhadores rurais.

O Projeto Leite (qualidade do leite, ensilagem, casqueamento em bovinos, implantação e manejo de pastagens, manejo de gado leiteiro, criação de bezerras e novilhas e inseminação artificial em bovinos) atenderá produtores de Abdon Batista, Abelardo Luz, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Bocaina do Sul, Caxambu do Sul, Peritiba, Curitibanos, Ipumirim, Tunápolis, Major Vieira, Içara, Caibi, Palmitos, Serra Alta, Formosa do Sul, São José do Cerrito, Flor do Sertão, Descanso, Anchieta, Xavantiva, Arabutã, Itá, Ibiam, Tangará, Xanxerê e Xaxim.

“Esse projeto auxilia no controle da qualidade do leite para atender as exigências das indústrias, resultando em um produto melhor, o que gera mais renda ao produtor”, assinala Santini.

Mensalmente, o Senar/SC capacita em média 5.000 produtores em todas as regiões do Estado, através dos treinamentos em formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). A área de FPR aborda temas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, agroindústria, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços. As atividades de Promoção Social instruem sobre artesanato, organização comunitária, educação, alimentação e nutrição.

“Nossa meta é garantir a formação dos produtores/trabalhadores para que possam gerenciar com sucesso as propriedades, obtendo lucro e, como consequência, fortalecendo o campo”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

O produtor interessado em participar deve procurar o Sindicato rural do seu município. Outras informações no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333 0322.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias