Publicado em: 02/10/2012 às 13:10hs
Os cursos vão beneficiar mais de 750 produtores e trabalhadores rurais da região meio oeste do território barriga-verde com atividades voltadas à profissionalização da família rural, abrangendo treinamentos de formação profissional rural (FPR) e treinamentos de promoção social (PS).
As ações na linha de formação profissional rural envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo: educação, artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.
De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, o objetivo é possibilitar que os produtores e trabalhadores rurais desenvolvam habilidades, através da prática do aprender a fazer, fazendo. “A entidade oportuniza conhecimento e atualização em relação às exigências do mercado consumidor, além de gerar perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade”, diz.
TREINAMENTOS
Entre as capacitações previstas para esta segunda e terça-feiras (1º e 2) estão de pequenos artefatos de retalhos de couro no ginásio da APAE em Campos Novos, de instalação e manutenção de redes elétricas em Lacerdópolis, de cortes, assados e empanados de frango em Erval Velho, de produção caseira de pães em Arroio Trinta e conservas de frutas em Iomerê. Também iniciam os cursos de confecção de camisola e pijama em Catanduvas e de confecção de vestido, camisa e casaco em Joaçaba.
Nesta terça e quarta-feira (2 e 3) acontecem os cursos de casqueamento em bovinos na linha Vista Alegre em Água Doce, de conservas de hortaliças e temperos em Ouro e de beneficiamento e conservação de pescado em Herval D’Oeste. Também inicia o treinamento de ponto alemão em Joaçaba.
Os produtores rurais também participam a partir de quinta-feira (4) de capacitação de doces de leite e iogurte em Capinzal e de conservas de hortaliças e temperos em Herval D’Oeste.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
◄ Leia outras notícias