Capacitação

SENAR/SC disponibiliza 384 cursos gratuitos no mês de março

O SENAR Santa Catarina quer oferecer novas possibilidades de produção agropecuária, por isso promove este mês 384 cursos em todo o estado. A meta é beneficiar mais de 6.144 produtores rurais


Publicado em: 04/03/2013 às 10:15hs

SENAR/SC disponibiliza 384 cursos gratuitos no mês de março

Mensalmente, o SENAR/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de FPR envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo como educação, artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.

De acordo com o superintendente Gilmar Zanluchi, os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. “São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, realça.

CURSOS

Entre as capacitações oferecidas no norte do estado estão de primeiros socorros em Monte Castelo, de olericultura básica em Rio Negrinho, de conservas de hortaliças e temperos em São Bento do Sul, de segurança na aplicação de agrotóxicos em Três Barras e conservas de hortaliças e temperos em Porto União.

No Vale do Itajaí o treinamento de bordado em tela reunirá os produtores de Leoberto Leal, de tratamento de madeira em Vidal Ramos, de inclusão digital rural em Presidente Nereu, de beneficiamento e conservação de pescado em Vitor Meireles e de piscicultura em Witmarsum.

Na região sul ocorrem os cursos de jardineiro em Timbé do Sul, arte culinária em São Bonifácio, de doces de leite e iogurte em Águas Mornas, de conservação do solo em Angelina e de produção caseira de biscoitos em Rio Fortuna.

No Planalto Serrano, estão previstas as capacitações de implantação e manejo de pastagens em São José do Cerrito, de embutidos e defumados de carne suína em Ponte Alta, de operação e manutenção de tratores florestais em São Cristóvão do Sul, de bovinocultura de corte em Otacílio Costa e de presuntaria e salamaria de carne suína em Palmeira.

A região do meio oeste contará com os cursos de formas associativas no meio rural em Videira, de piscicultura em Iomerê, de qualidade do leite em Rio das Antas e de conservas de frutas em Pinheiro Preto. No oeste, entre os treinamentos estão os de conservas de frutas em Xaxim, de instalação e manutenção de redes elétricas em Paial, de queijos e industrialização de soro em Seara e de tricô em Santiago do Sul. Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de arte culinária em São Bernardino, de aplicação de agrotóxicos em Palma Sola, de educação ambiental em Mondaí e de aumento da produtividade do mel em Maravilha.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do SENAR (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-SC

◄ Leia outras notícias