Capacitação

Senar realiza webconferência para apresentar a Rede e-Tec

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou na manhã desta quarta-feira (16), a Webconferência de apresentação da Rede e-Tec Brasil para as equipes técnicas das Administrações Regionais da entidade


Publicado em: 17/05/2012 às 13:40hs

Senar realiza webconferência para apresentar a Rede e-Tec

Na abertura do evento, a chefe do Departamento de Educação Profissional do Senar, Andrea Barbosa, explicou que a adesão à Rede e-Tec ampliará a oferta de educação técnica e profissional do Senar, sendo a partir de agora, oferecida na modalidade a distância em nível médio.

“Além dos 17 cursos já oferecidos nas áreas da educação continuada e tecnológica à distância, o Senar terá a oportunidade de oferecer cursos técnicos de nível médio para a população rural. O projeto ainda está em fase de construção. Estamos verificando todos os pré-requisitos necessários para apresentar um projeto consistente que atenda às demandas do público do Senar”, destacou Andrea, afirmando que um dos principais pontos é possibilitar a formação técnica para os brasileiros do campo.

O coordenador do Programa da Rede e-Tec do Ministério da Educação (MEC), Fernando Roberto Amorim Souza, apresentou o programa aos participantes da webconferência.

“Lançado em 2007, o programa Rede e-Tec Brasil tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos. Já possuímos parceiros como Institutos Federais e Escolas Técnicas, mas contamos com a expertise do Senar para ampliarmos ainda mais nosso alcance, principalmente, na área rural. Daremos total e irrestrito apoio ao Senar no desenvolvimento desse projeto”, garantiu o coordenador, reiterando que, “o MEC é responsável pela assistência financeira na oferta dos cursos, subsidiando a aquisição de equipamentos e todos os recursos diretamente relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, além de bolsas que serão pagas à equipe de trabalho: Coordenadores, professores e tutores.”

As instituições ofertantes dos cursos devem providenciar estrutura física, manutenção das atividades e demais itens necessários para o bom andamento dos cursos. Atualmente, são 75 mil alunos em 42 cursos técnicos de 48 instituições ofertantes.

O primeiro curso deve ser de “Administração Rural”, com 800 horas/aula com início previsto para o segundo semestre. Após as etapas de formatação do projeto, a assinatura de contrato, aprovação da estrutura física dos pólos de ensino e do material didático, além de contratação de professores e tutores poderão participar alunos do Ensino Médio e, preferencialmente, aquelas pessoas que já o concluíram e pretendem se capacitar nessa área.

Para o coordenador da Educação Formal do Senar, Fabiano Bossle Miguel, a adesão à Rede e-Tec representa o reconhecimento de uma instituição que já é sucesso no segmento de ensino à distância. “Antes tínhamos cursos de curta duração, mas com esse programa passaremos a oferecer cursos de pelo menos 800 horas/aula. O programa nasce no Senar de uma necessidade do MEC de ter um parceiro já experiente no assunto’, declarou.

Durante o evento, os participantes assistiram a um vídeo com diversos relatos de alunos da Rede e-Tec. Assista o vídeo:

Fonte: Página Rural

◄ Leia outras notícias