Capacitação

SENAR-PB inova ofertando novos cursos de Formação Profissional Rural

Ciente das novas necessidades do mercado e com o objetivo de qualificar para o mundo do trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) vem trabalhando, desde 2009, na formatação e inclusão gradual de cursos no modelo da Formação Profissional Continuada (FPC) no portfolio de cursos e treinamentos da instituição


Publicado em: 04/02/2013 às 10:10hs

SENAR-PB inova ofertando novos cursos de Formação Profissional Rural

Atualmente, o SENAR-PB já tem seis cursos de Formação Profissional Continuada implantados e mais dois em fase de formatação com lançamento previsto ainda para 2013. A previsão é que nos próximos anos, diversos cursos sejam formatados e ofertados para os produtores de todo o estado com base num modelo mais flexibilizado e sintonizado com os avanços da inovação tecnológica no meio rural e a sustentabilidade do meio ambiente. Desde a inclusão dos Cursos na grade da instituição já foram formadas centenas de pessoas, nas áreas de fruticultura, apicultura, horticultura, agropecuária, agroindústria e corte e costura.

Os cursos, formatados com maior carga horária e maior quantidade de aulas práticas, permitem maior fixação do conteúdo e aprofundamento nos temas. “A inclusão deste novo modelo está acontecendo naturalmente. O setor rural, hoje, tem total consciência do quão importante é o conhecimento, a qualificação e a atualização permanente para o desenvolvimento sustentável de qualquer setor. As demandas do mercado e do mundo, hoje, exigem uma nova visão e atitude”, afirmou o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba.

De acordo com o superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira, a nova metodologia ainda permite a inclusão de assuntos transversais como educação ambiental, empreendedorismo e associativismo, que preparam os produtores para atuar em todos os momentos da produção, desde seu planejamento até a comercialização.

Além dos cursos próprios e ainda dentro do modelo da formação continuada, o SENAR-PB também prevê a implantação, seguindo as exigências da Superintendência do Ministério do Trabalho e a Procuradoria Geral do Trabalho, dos cursos para menores aprendizes em parceria com agroindústrias. A previsão é que os novos cursos iniciem ainda no primeiro semestre deste ano e atendam primeiramente as empresas do ramo sucroalcooleiro, numa parceria com as associações da área e com as usinas.

O SENAR-PB também já tem em execução os cursos do Pronatec, que são cursos de Formação Profissional Continuada para jovens que estão concluindo o ensino médio. Em 2012, foram iniciadas seis turmas em dois cursos: Fruticultura, com duas turmas em Alhandra, e Bovinocultura de Leite, com uma turma em Alagoa Nova, Alagoinha, Guarabira e Juarez Távora. Para 2013, estão previstas mais seis turmas. “O convênio 2013 foi pactuado e está em fase de assinatura do termo de adesão. Em breve teremos a previsão dos municípios contemplados, juntamente com as datas de início e término do programa”, afirmou a Assessora de Planejamento do SENAR-PB, Véra Figueiredo.

De acordo com o superintendente Almiro de Sá Ferreira, a instituição também tem em seus planos futuros, a implantação, por meio de parcerias com a secretaria de educação, prefeituras e sindicatos rurais, de Cursos Técnicos de Nível Médio. “Esta transformação faz parte de um processo evolutivo, muito positivo, onde o SENAR-PB busca, a cada ano, passar do modelo de treinamentos pontuais, que também são de grande valia em grande parte das demandas onde a baixa escolaridade atua como barreira, para cursos mais longos, com mais conteúdo, aprofundamento e qualidade, atendendo às novas exigências do mercado e acompanhando a evolução tecnológica que é constante”, afirmou o dirigente.

A previsão é que ainda este ano, o SENAR inicie o Curso de Eletricista Rural, também neste novo modelo, que aos poucos se transformará no “carro-chefe” do novo modelo pedagógico do SENAR-PB.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-PB

◄ Leia outras notícias