Capacitação

Senar-MT capacita assentados de Itiquira para criar frangos

Construção da estrutura dos aviários foi uma das aulas ministradas durante o curso


Publicado em: 07/05/2012 às 13:50hs

Senar-MT capacita assentados de Itiquira para criar frangos

Um grupo de trabalhadores do Assentamento São João, do município de Itiquira (distante a 362 km de Cuiabá), passou pelo treinamento de Avicultura Básica oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Itiquira e a Secretaria de Agricultura do município.

"O curso permite que o produtor conheça a criação de frango e possa iniciar sua própria produção para comercialização", explica o gerente sindical, Elvis Pedroso da Silva.

O treinamento

As aulas foram ministradas pelo educador do Senar, Albenisio Alves de Souza, entre os dias 23 a 27 de abril no próprio assentamento e contou com a participação de 14 alunos da região. "Eles aprenderam como fazer a estrutura do aviário, a posição correta, qual o local adequado, as técnicas para criação até o período para abatimento, distinguiram quais as principais raças, doenças e suas características, fabricação caseira da ração, instalação de equipamentos e também a limpeza do galpão e vazio sanitário (período em que o aviário permaneça vazio para garantir a desinfecção do local)", resumiu o gerente.

"O objetivo do treinamento foi alcançado. Os próprios assentados disseram que sempre tiveram muita força de vontade para criar seu próprio negócio, mas faltava alguém para trazer informações corretas para que dessem os primeiros passos e o Senar-MT chegou até eles para proporcionar essa grande oportunidade de se qualificarem. Agora eles podem ter uma fonte de renda digna e se tornarem grandes avicultores de frango caipira", acredita.

Outras informações

O Senar-MT mantém a programação dos seus cursos no site do Sistema Famato. Para saber quais treinamentos estão programados acesse www.sistemafamato.org.br e clique no menu esquerdo "Cursos Senar", em seguida "Programação de Cursos".

Fonte: Senar-MT

◄ Leia outras notícias