Capacitação

SENAR MINAS faz sucesso na 83ª Semana do Fazendeiro

Neste ano, o SENAR MINAS ampliou a participação na Semana do Fazendeiro e, mais uma vez, alcançou resultados positivos. Em relação a 2011, o SENAR ofereceu três turmas a mais na programação do evento, realizado em Viçosa de 7 a 13 de julho


Publicado em: 16/07/2012 às 19:40hs

SENAR MINAS faz sucesso na 83ª Semana do Fazendeiro

Nesta edição, foram oito turmas de Casqueamento e Ferrageamento de Eqüídeo, Classificação e Degustação do Café, Fabricação de Açúcar Mascavo, Manutenção de Trator Agrícola, Operação e Manutenção de Motosserra e Operação e Manutenção de Roçadora.

O sucesso também ficou evidente nos elogios de instrutores e participantes. Segundo o instrutor do curso de Fabricação de Açúcar Mascavo, Armando César Del Bianco, o curso foi muito bem-sucedido. “Conseguimos obter produtos de qualidade. Além disso, o curso contou com a presença de participantes de Brasília, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e de várias outras regiões de Minas Gerais”, acrescenta.

O coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR MINAS, Luiz Ronilson Araújo Paiva, acompanhou os cursos e observou o grande interesse dos participantes, principalmente pela metodologia do SENAR. O casamento de teoria e prática foi destacado pelo professor de escola agrotécnica do Rio de Janeiro, Guilherme Ribeiro da Costa, que participou do curso de Manutenção de Trator Agrícola com o objetivo de compartilhar o conhecimento com os alunos. “Aprender fazendo é um diferencial. É mais fácil para memorizar o aprendizado”, assegura.

O produtor de café do distrito de Água Santa de Minas, em Tombos, Benjamin Lazarone Neto, participante do curso de Degustação de Café, afirma que poder treinar, durante o curso, as etapas de amostragem, seleção dos grãos e degustação é essencial. “Na minha região, é raro encontrar profissionais que fazem a degustação. Precisamos procurar em outros locais. Com a capacitação, pretendemos iniciar nós mesmos a degustação do café da propriedade”, acrescenta.

A brigadista de Incêndio e aluna do curso de Pecuária e Agronomia da Escola Técnica Agropecuária de Teresópolis, Vanda Prado, também avaliou positivamente os procedimentos de ensino do SENAR. No curso de Operação e Manutenção de Motosserra, ela aprendeu a manusear o equipamento para utilizá-lo no trabalho de brigadista e também em projetos de paisagismo.

O produtor rural de Sete Lagoas Ernandes Martins Barbosa optou pelo curso de Operação e Manutenção de Roçadora apostando na possibilidade de ele mesmo fazer a capina de sua propriedade. Ele conheceu as partes e funcionamento da máquina e descobriu como usá-la corretamente e como fazer a manutenção preventiva. “Assim vou garantir a qualidade do serviço”, afirma.

Realizada desde 1929, a Semana do Fazendeiro foi a primeira atividade extensionista desenvolvida por uma universidade brasileira e tem grande destaque na região. Com o tema “Inovação e Desenvolvimento Social no Campo”, a 83ª edição teve a proposta de oferecer oportunidades de melhoria da produção e do bem-estar do produtor rural e de seus familiares.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias