Capacitação

SENAR MINAS e Poupança Jovem iniciam uma série de cursos em JF

Esta semana, 76 jovens entre 14 e 18 anos participam de treinamentos que vão abordar a saúde bucal e a reprodutiva, além de organização para atividades coletivas


Publicado em: 28/05/2012 às 17:20hs

SENAR MINAS e Poupança Jovem iniciam uma série de cursos em JF

O Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora e o SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) firmaram parceria com o Departamento Jovem da Secretaria de Assistência Social para a promoção de uma série de cursos, que visam capacitar alunos de 20 escolas estaduais atendidas pelo Poupança Jovem. Esta semana, 76 jovens entre 14 e 18 anos participam de treinamentos que vão abordar a saúde bucal e a reprodutiva, além de organização para atividades coletivas. 

A ideia é oferecer cursos que possam fomentar e valorizar as aptidões pessoais e sociais, numa perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos jovens, despertando-os para uma participação na vida da comunidade. A elevação da autoestima também é um dos objetivos dos treinamentos. Até o final do ano, a expectativa é de capacitar 450 beneficiários. Segundo a coordenadora local do Poupança Jovem, Daniela Assis, cada jovem deverá ser um multiplicador de informações para que ele possa ajudar a transformar a sua comunidade.

Os cursos trabalharão em quatro vertentes: formação cidadã, profissional e cultural e participação comunitária. No eixo da formação cidadã, serão ministradas capacitações na área de saúde, cujo enfoque é educativo e preventivo, buscando provocar mudanças no comportamento individual e coletivo. Os de orientação comunitária possibilitam a vivência nas atividades práticas do dia a dia da organização, oferecendo conhecimentos para solução de problemas. No eixo da formação profissional e cultural, a intenção é abordar características e expressões culturais, preservando e propagando as tradições regionais, por meio do artesanato. Serão ensinadas técnicas de decoupage, crochê e tricô, ponto cruz, papel marchê, macramê, pintura em tecido, tear mineiro e pedraria.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas

◄ Leia outras notícias