Capacitação

SENAR MINAS atende convênio da Cooxupé com cursos de Saneamento Rural

Cerca de 80 cafeicultores participaram do treinamento nas duas últimas semanas, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende


Publicado em: 14/12/2012 às 11:40hs

SENAR MINAS atende convênio da Cooxupé com cursos de Saneamento Rural

Produtores de café de Nova Resende são os primeiros a participarem do curso de Saneamento Básico no Meio Rural para melhorar a qualidade da água em suas propriedades, dentro do convênio SENAR MINAS /Cooxupé/Nescafé, da Coooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé). Cerca de 80 cafeicultores participaram do treinamento nas duas últimas semanas, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende.

O convênio Cooxupé/Nescafé, vinculado à multinacional Nestlé, visa dar suporte aos produtores para a sustentabilidade da atividade cafeeira. Técnicos da cooperativa também estão participando dos cursos, como informou o coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Maciel Yukio Nishioka. “Percebemos a necessidade de orientar os produtores a instalar fossas sépticas e a cuidar da água, e o curso do SENAR nos atende nessa missão.”
 
Ele informou que neste ano já foram doadas 20 fossas sépticas para cooperados que participaram do curso do SENAR, além da realização de análises de água, solo e folha, valorizando os interessados no tema. “As fossas foram distribuídas em pontos estratégicos para que outros cooperados também abracem a ideia”, contou.

O coordenador adiantou que há interesse em continuar o trabalho em 2013, promovendo mais cursos do SENAR na região de Nova Resende e Monte Santo de Minas. Pelo convênio, a Cooxupé pretende capacitar cerca de 70 técnicos.

Para o gerente de novos produtos da Cooxupé, Alexandre Vieira Costa, a parceria com o SENAR é excelente para os cooperados, dentro da proposta de sustentabilidade da produção. “O SENAR tem expertise, métodos, instrutores competentes e os cursos têm tudo que o produtor precisa para se beneficiar. São treinamentos de alto nível”, afirmou. Ao longo do ano, o SENAR atendeu à parceria com cursos nas áreas de gestão rural, defensivos agrícolas, manejo integrado de pragas e doenças e saneamento rural.

Curso

O curso do SENAR MINAS incentiva o saneamento básico no meio rural, visando normas de higiene, como informou o instrutor Alexandre Rodrigues da Silva, biólogo e especialista em Saneamento Ambiental.

De acordo com ele, praticamente 100% das famílias rurais utilizam água de minas e fontes que nascem em suas propriedades. Por isso, há a necessidade de incentivá-los a construir fossas sépticas e fazer análise química da água, para verificar possíveis transmissores de doenças.

“Nas aulas teóricas e práticas, os participantes aprendem a fazer a desinfecção da água com hipoclorito de sódio para lavar os alimentos e limpar as instalações, como currais, chiqueiros, galinheiros, que podem ser focos de contaminação”, explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias