Publicado em: 29/02/2012 às 18:30hs
Segundo Victor, em 2011 foram realizados 118 treinamentos, com a capacitação de 1.588 pessoas. “Os treinamentos são feitos para diferentes culturas e envolvem desde o uso de máquinas apropriadas no Sistema de Plantio Direto até o manejo de plantas daninhas e manejo do solo”, explica.
O SENAR planeja formar 179 turmas para capacitação em Plantio Direto no ano de 2012. Seis Estados já realizam o treinamento: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Outros Estados que queiram realizar o curso, devem procurar a Administração Regional do SENAR.
“Com a difusão da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono em parceria com outras instituições esperamos aumentar o número de treinamentos sobre Plantio Direto realizados pelo SENAR, não só nestes estados, mas em outros também”, diz o assessor técnico do SENAR.
Plantio Direto para reduzir a degradação do solo
O Plantio Direto é uma técnica que dispensa o revolvimento do solo e evita a erosão com a semeadura direta na palha da cultura anterior. Ela protege o solo, reduz o uso de água, aumenta a produtividade da lavoura e diminui despesas com maquinário e combustível.
Atualmente, o sistema, “sequestrador” de carbono, é utilizado em 25 milhões de hectares no país. O objetivo do Ministério da Agricultura é aumentar essa área para 33 milhões de hectares. Esse acréscimo reduzirá a emissão de aproximadamente 20 milhões de toneladas de CO2.
Acompanhe mais notícias no Blog: http://agriculturabaixocarbono.wordpress.com
Fonte: Blog Agricultura Baixo Carbono
◄ Leia outras notícias