Publicado em: 07/08/2013 às 13:30hs
Um vasto programa de formação profissional rural na área de inseminação artificial de bovinos, destinado a produtores e trabalhadores rurais, começa neste mês a ser desenvolvido em Pinhalzinho, no oeste catarinense, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e pela Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu).
No próximo dia 23 será formada a primeira turma de inseminadores e inaugurado o Centro de Inseminação.
O convênio para formalizar essa ação instrucional foi assinado em janeiro deste ano pelo presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e da Federação da Agricultura do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedrozo e pelo presidente da cooperativa, Arno Pandolfo, durante a feira de difusão tecnológica Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.
Coube ao Senar/SC elaborar o programa de qualificação e formação técnica, didático-pedagógico, reembolsar as despesas referentes à prestação de serviço de instrutoria, alimentação, material instrucional e emitir os certificados aos concluintes do treinamento.
Os cursos terão 40 horas de duração e, em média, serão realizados dois por mês, com doze participantes cada. Nesse aspecto, o investimento em formação profissional rural do Senar será da ordem de 120 mil reais por ano para formar cerca de 300 produtores.
A Cooperitaipu, por outro lado, disponibilizou a infraestrutura adequada, estruturando um centro de inseminação de bovinos com, instalações, equipamentos e 40 bovinos fêmeas para a realização da prática profissional. O investimento da cooperativa não foi revelado.
O Centro de Inseminação já está concluído, localiza-se em Pinhalzinho, tem 420 m² de área construída e sua estrutura é constituída de um auditório para aulas teóricas, duas salas para aulas práticas, vestiários, almoxarifado e laboratório.
Os treinamentos iniciam no próximo dia 19 de agosto. A inauguração do Centro de Inseminação está programada para o dia 23 de agosto às 10 horas, juntamente com a formatura da primeira turma. Para este ano de 2013 estão previstos oito treinamentos para a formação de 96 novos inseminadores.
A participação nos cursos será totalmente gratuita. O convênio terá vigência de um ano.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias