Publicado em: 20/09/2012 às 17:40hs
Nesta sexta-feira, dia 21, está programado o início de uma turma com 16 alunos do JAA na usina Seresta, município de Teotonio Vilela, com o curso de eletricista rural. Outra turma deverá ser formada no município de Campo Alegre, atendendo a uma demanda da usina Porto Rico, com uma capacitação de mecanização agrícola. As aulas estão previstas para começar no próximo dia 24 de setembro.
PROGRAMA
O JAA tem como público alvo jovens na faixa etária dos 14 aos 18 anos, inseridos no meio rural, sendo filhos ou familiares de produtores ou trabalhadores rurais. O curso conta 400 horas aulas ministradas pelo SENAR-AL. Com uma duração de quase dois anos, o restante da capacitação é feita com aulas práticas nas próprias unidades industriais.
O programa nasceu para suprir problemas rurais, a exemplo da ausência de conhecimento das famílias rurais para corrigir ineficiências na execução das atividades agropecuárias; necessidade de melhorar o desempenho no trabalho e incrementar a sua produtividade; ausência de oportunidades para jovens no meio rural levando ao êxodo rural; ausência de qualificação profissional no meio rural e necessidade de valorização do setor agropecuário junto ao público jovem.
O JAA oferece uma formação necessária para que os alunos desenvolvam criatividade, habilidades práticas e possam desempenhar com eficiência suas atividades. Tem a finalidade de promover também a informação para que os alunos adquiram a vontade e a capacidade de corrigir suas ineficiências e erros que cometem nos seus lares, nas suas propriedades e no seu desenvolvimento pessoal.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-AL
◄ Leia outras notícias