Capacitação

Sabor e saúde da carne suína atraem 320 estudantes em palestra na cidade de Itu/SP

Alunos de nutrição e gastronomia da CEUNSP participaram de workshop promovido pelo PNDS


Publicado em: 29/11/2012 às 09:20hs

Sabor e saúde da carne suína atraem 320 estudantes em palestra na cidade de Itu/SP

“Consumindo a carne suína com mais sabor e saúde”, este foi o tema do Workshop realizado no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), para os alunos de nutrição e gastronomia. Com sede em Itu/SP a universidade reuniu no ultimo dia 13 mais de 320 alunos para conhecerem os aspectos nutricionais da carne suína e seus principais cortes, fontes de pratos cada vez mais criativos.

Com a parceria da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e do Sebrae/SP, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) proporcionou a palestra da nutricionista Thaliane Dias, que esclareceu as principais dúvidas sobre a saudabilidade da carne suína e seus benefícios para a saúde humana. A ação teve como objetivo principal levar conhecimentos nutricionais a respeito da carne suína e estimular o uso de produtos de origem suína entre os estudantes. “Os alunos mostraram-se extremamente interessados no assunto e muito abertos a sensibilização. Preconceitos e mitos foram quebrados e um novo panorama com relação ao produto foi internalizado”, diz a nutricionista.

Após conhecer a realidade da carne suína nos dias de hoje e as suas vantagens nutricionais quando comparada a outras proteínas, os futuros nutricionistas e em especial os profissionais de gastronomia, participaram também da Capacitação em Tecnologia de Cortes Suínos. Ministrada pelo consultor de cortes, Daniel furtado, a capacitação demonstrou na prática a versatilidade da carne suína como mais de 50 cortes diferentes.

“O objetivo principal das ações do PNDS em Universidades, é desmistificar e minimizar os preconceitos relacionados à carne suína e formar um pensamento crítico a respeito do produto”. Com estas palavras a gestora executiva nacional do PNDS, Anny Almeida, definiu a importância de atuar dentro dos centros acadêmicos. A gestora acrescenta que capacitar estes futuros profissionais é abrir portas para o crescimento no consumo da carne. “Nutricionistas e gastrônomos são de grande importância para o crescimento per capta no consumo da carne suína, com estes profissionais capacitados, temos pessoas prescrevendo receitas com essa proteína e preparando pratos saborosos e nutritivos”, explica.

Segundo Adriane Cardozo aluna de nutrição da CEUNSP, o workshop não só informou, mas tirou todos os preconceitos referentes à carne suína. “Sempre gostei muito da carne suína, mas não comia por conta dos mitos que foram esclarecidos nas palestras. Parabenizo a ação e serei uma divulgadora deste projeto, prescrevendo aos meus pacientes a carne suína, que hoje descobri ser muito nutritiva e até mais saborosa”, encerra.

Fonte: ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

◄ Leia outras notícias