Publicado em: 09/07/2012 às 09:15hs
As inscrições estão abertas e é considerada uma ótima oportunidade para gestores e técnicos da área de serviços alimentares, como restaurantes e produtores agrícolas, diminuírem os riscos de contaminação.
Para mais informações, a empresa organizadora da atividade, a consultoria em Segurança Alimentar BioSafe, pode ser contatada através do site www.biosafelab.com.br ou telefone (21) 3154-1137.
Em 2011, a equipe da UFRJ, incluindo o professor Marco Miguel, analisou cerca de 250 embalagens de condimentos e constatou que mais de 82% estavam contaminadas por bactérias, mais de 70% continham fungos e em 10% havia coliformes fecais.
Já no módulo avançado, que acontece em julho, as principais pesquisas serão detalhadas e debatidas com os alunos. “Mostraremos uma estratégia para investigação de problemas de perdas e contaminação em indústria, o que é possível apenas com os conhecimentos de microbiologia que vou apresentar na aula”, Formado em Ciências Biológicas, Mestre em Microbiologia e Doutor em Ciências de Alimentos, Marco Miguel coordena importantes pesquisas acadêmicas sobre o estudo de micro-organismos. Dentre os destaques, estão a evidência do jaleco como difusor de microrganismos, que resultou na criação de leis municipais que proíbem o uso de jaleco nas ruas, além de pesquisas sobre o risco associado à superfície de embalagens de alimentos,além de pesquisas de novos componentes antimicrobianos para conservação de alimentos e uso médico, assim como desenvolvimento de equipamentos para detecção rápida de microrganismos.
Curso: Resolvendo Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos
Professor Marco Miguel – Coordenador do Laboratório de Microbiologia – UFRJ.
Datas: 7 e 14 de julho de 2012 (sábados).
Carga Horária: 16 horas.
Local: Av. das Américas, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
Contato: (21) 3154-1137 ou por e-mail contato@biosafelab.com.br
Fonte: Amanda Raiter
◄ Leia outras notícias