Publicado em: 26/11/2012 às 13:30hs
Neste mês, treze produtores rurais da comunidade de Goiabeiras, localizada no distrito de Furquim, em Mariana, finalizaram o curso de Olericultura oferecido pelo SENAR MINAS e pelo Sindicato de Produtores Rurais de Mariana dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta do Pronatec é incentivar a qualificação profissional e o empreendedorismo rural, melhorando as condições para inserção no mercado de trabalho.
Para a produtora rural Vânia Aparecida Martins, o curso é uma oportunidade de aprimorar as técnicas de Olericultura para melhorar a qualidade dos alimentos e aumentar a renda. Hoje a família dela produz couve, alface, cenoura, cebolinha e beterraba para consumo próprio. “A gente está investindo na horta para tentar vender para a merenda escolar no ano que vem. O curso foi muito bom também para incentivar as pessoas a continuarem no campo. Muita gente pensa em ir embora”, afirma. Já a participante Bernadete de Oliveira se interessou inicialmente pela qualificação para obter o certificado do curso. No decorrer da capacitação, ela ampliou a sua visão sobre a atividade. “A gente está pensando em criar uma Associação para vender os produtos e melhorar a renda”, conta.
A qualificação ensinou técnicas para alcançar a eficiência produtiva e econômica das atividades ligadas ao cultivo de hortaliças, desde o plantio até a comercialização dos produtos. O objetivo foi formar profissionais com postura empreendedora e consciência de seu papel social e ambiental. Os participantes aprenderam a tratar o solo, produzir e plantar mudas e sementes, colher e comercializar as hortaliças e controlar pragas. O curso teve a duração de 160 horas.
Juntos, os Sindicatos de Produtores Rurais de Eugenópolis, Manhuaçu, Mariana, Muriaé e Ponte Nova somam 27 turmas do Pronatec nas áreas de Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Derivados do Leite, Fruticultura, Olericultura, Processamento de Embutidos e Defumados, Produção de Doces e Viveirista. Participam dos cursos alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, produtores rurais e detentos. Até o momento, também já foram finalizadas uma turma de Bovinocultura de Leite, uma de Derivados do Leite e duas de Olericultura em conjunto com o Sindicato de Produtores Rurais de Ponte Nova.
Artesanato
Além de cursos de formação profissional, os sindicatos de Antônio Prado de Minas, Eugenópolis, Manhuaçu, Miradouro, Muriaé e Ponte Nova estão oferecendo cursos voltados para a Promoção Social em parceria com o SENAR MINAS. São quatro turmas de Artesanato de Rendas, Bordados e Congêneres e oito de Pintura para cerca de 200 participantes.
Em Ponte Nova, já tiveram início uma turma de Artesanato de Rendas, Bordados e Congêneres e outra de Pintura no dia 19 de novembro. O objetivo é ensinar a pintar peças utilitárias e utilizar os diversos pontos de bordado e técnicas apropriadas. Cada curso tem duração de 160 horas.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias