Quatro novas turmas reunindo 112 trabalhadores concluíram nos dias 8 e 9 de fevereiro cursos de requalificação profissional oferecidos pelo Projeto RenovAção, iniciativa coordenada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e pela Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). Até abril de 2012, o RenovAção deve atingir a marca de 4.350 trabalhadores requalificados.
Empregados de quatro usinas pertencentes aos grupos Abengoa e Renuka, nos municípios de Pirassununga (SP) e Promissão (SP), receberam seus diplomas para funções de operadores de colhedora e mecânicos e eletricistas de manutenção automotiva.
A ex-cortadora de cana Silvia Regina Calixto, que se formou como eletricista automotiva, disse que o Projeto RenovAção tem grande importância em sua vida. “Fiquei feliz em receber esta oportunidade destinada às pessoas do campo,” afirmou. No município de Pirassununga, funcionários finalizaram o curso de operador de colheitadeira, tecnologia usada em 63% dos canaviais paulistas.
Criado em 2009 para requalificar trabalhadores do corte e plantio manuais, o RenovAção ganhou recentemente o patrocínio da FMC, que somou-se às empresas que já apoiavam a iniciativa: John Deere, Case-IH, Syngenta, Iveco e Fundação Solidaridad. O projeto tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e todos os cursos de requalificação são supervisionados por técnicos do Serviço Nacional da Indústria (Senai).