Publicado em: 06/08/2012 às 09:20hs
Iniciou, esta semana, o treinamento do Programa de Aplicação Responsável (PAR), que busca difundir aos produtores rurais e trabalhadores noções básicas de boas práticas agrícolas para aplicação de agrotóxicos. As palestras duram aproximadamente duas horas e são feitas em propriedades rurais, ministradas por uma equipe da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu.
O PAR é uma realização da UNESP, com patrocínio da empresa Dow Agrosciences, e conta com a parceria da Aprosoja na divulgação aos produtores e trabalhadores rurais.
Na região Norte, cincos municípios já foram visitados e reuniram mais de 70 participantes, entre produtores rurais e aplicadores. No município de Cláudia, o treinamento foi realizado na fazenda Barra, da produtora rural Roseli Muniz Giachini. Segundo ela, aplicação correta dos defensivos traz ganhos para o produtor e para o ambiente. “A correta aplicação dos agrotóxicos evitam riscos ao meio ambiente, desperdícios e aumento de custos, e não causam danos à saúde do aplicador”, ressaltou a produtora.
Ainda de acordo com Roseli Giachini, o treinamento é importante porque além de ensinar os procedimentos corretos, que otimizam custos, tempo e que possibilitam o controle das aplicações, os produtores também podem trocar informações à respeito das novas tecnologias de aplicação. “É com muita satisfação que recebemos este treinamento. Pudemos capacitar o funcionário e também trocar informações com os demais produtores”, destacou.
O PAR ensina também como utilizar os equipamentos, como fazer a manutenção de forma correta e permite que o aplicador entenda o custo de uma aplicação errada.
CALENDÁRIO - Este ano foram agendados 11 treinamentos nas quatro regiões de Mato Grosso, conforme demanda dos produtores rurais. As cidades de Tapurah, Cláudia, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, todas na região Norte, já receberam o curso. No Oeste, já foram ministrados treinamentos em Tangará da Serra, Campos de Júlio.
Confira o calendário das próximas cidades beneficiadas:
Fonte: Assessoria de Comunicação Aprosoja
◄ Leia outras notícias