Capacitação

Professores da rede pública de Guaíra são capacitados para aplicação do Atlas Ambiental

44 docentes da rede pública de ensino da cidade participaram da atividade. A ação faz parte do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental


Publicado em: 18/04/2012 às 07:40hs

Professores da rede pública de Guaíra são capacitados para aplicação do Atlas Ambiental

Nos dias 12 e 13 de abril um grupo composto por 44 professores das redes municipal e estadual do município de Guaíra, na região de Ribeirão Preto (SP), participou de um programa de capacitação para aplicação do Atlas Ambiental de Guaíra. O Atlas fará parte da grade curricular de todas as escolas públicas do município em 2012 e 2013. A gestão do projeto é da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída pela BASF. Na região, a iniciativa é realizada em parceria com a Usina Guaíra.

Para a utilização do material didático em sala de aula ainda este ano, o grupo de professores passou por uma capacitação específica de dois dias de duração, baseada na versão exclusiva do Atlas para docentes e que conta com textos, imagens e sugestões de atividades, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento das aulas. Todo o treinamento foi ministrado por um grupo multidisciplinar de educadores, que também colaboraram para a elaboração do material.

Já a versão que será utilizada pelos alunos é composta por imagens espaciais, obtidas via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo e, assim, favorecem o aprendizado de história, geografia e temas socioambientais tendo como diferencial o destaque aos aspectos da região de Guaíra. Segundo Fernando Feitoza, gerente de Educação para Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO, “o objetivo é despertar nos jovens o espírito de cidadania e conhecimento sobre o tema sustentabilidade, a partir de sua própria realidade“.

Para o sócio-diretor da Usina Açucareira Guaíra, Dr. Eduardo Junqueira da Motta Luiz, “o Atlas Ambiental é um marco educacional e cultural que vai, definitivamente, enriquecer o conhecimento da juventude de Guaíra. Os mais importantes representantes do setor de educação da cidade aprovaram o conteúdo e validaram sua utilização”.

Estima-se que 2.600 estudantes das oito escolas públicas da cidade utilizarão o Atlas, sendo três estaduais, onde o ferramenta se destinará aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e cinco municipais, nos quais será aplicado aos alunos do 4º e 5º ano.

O Atlas Ambiental faz parte do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental. O Mata Viva nasceu em 1984, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.

Fonte: XComunicação

◄ Leia outras notícias