Publicado em: 02/07/2012 às 07:55hs
Além de horticultores e fruticultores, também estiveram no evento estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, totalizando cerca de 160 participantes.
O objetivo foi fornecer conhecimentos e novas informações sobre manejo da fertirrigação para o cultivo de hortaliças e frutíferas proporcionando melhoria nos sistemas de produção para aumento de produtividade e qualidade dos produtos. “Não temos tanto acesso a um material didático e prático voltado ao produtor rural”, relatou o horticultor Edilson Coracini, da cidade de Bauru. “Já faz algum tempo que estou tentando melhorar a minha produção e o evento vai ajudar bastante”.
Divididos por grupos, os participantes visitaram ao todo sete estações onde tomaram parte de atividades práticas em temas como injeção de fertilizantes e sistemas de bombeamento; escolha e diluição de fertilizantes; uniformidade de aplicação da irrigação; tensiometria, extratores de solução e tanque Classe A; instrumentos para o correto manejo da fertirrigação; tipos de sistemas de irrigação, filtragem e erros de projetos. “O curso é uma boa oportunidade para colocar um pouco de modernidade na nossa cultura. A gente tem a prática, falta uma tecnologia para ser implantada junto”, analisa Edilson.
Para o professor Roberto Lyra Villas Bôas, coordenador do curso, eventos como esse evidenciam os deveres sociais da universidade. “A Unesp cumpre muito bem o papel de ensino, de pesquisa e, nesse caso, o de extensão. Além disso, temos que buscar no campo as demandas de pesquisa que a universidade vai trabalhar”. O professor João Saad, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da FCA, acredita que o conhecimento científico não deve se restringir ao ambiente acadêmico. “É uma grande satisfação quando a gente pode, além das atividades científicas, aproximar o conhecimento do produtor”.
Os alunos dos programas de Pós-Graduação em Horticultura e Irrigação e Drenagem tiveram importante participação na organização e na realização das atividades do curso, como destacou o professor Lyra. “Os alunos perceberam que podem contribuir ativamente para o desenvolvimento do setor agrícola regional. Essa atividade proporcionou para todos eles um contato maior com a realidade do campo, que é fundamental para a formação profissional”.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP
◄ Leia outras notícias