Capacitação

Produtores rurais aprimoram administração em Dionísio e São José do Goiabal

Trinta produtores de quinze propriedades rurais dos municípios de Dionísio e São José do Goiabal abraçaram a oportunidade oferecida pelo SENAR MINAS de aprender a gerir com qualidade os seus negócios agropecuários, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus familiares


Publicado em: 13/09/2012 às 12:50hs

Produtores rurais aprimoram administração em Dionísio e São José do Goiabal

Trata-se do Negócio Certo Rural, um programa que visa capacitar o homem do campo em planejamento e administração, com foco no empreendedorismo, com o objetivo de fortalecer o agronegócio.

O programa é gratuito e ajuda a melhorar as atividades já existentes e a implantar novos projetos. É composto por etapas que auxiliam o produtor a realizar o diagnóstico da propriedade, selecionar ideias, analisar a viabilidade, elaborar o plano de negócios, além de organizar e administrar o agronegócio. A Associação Comunitária dos Moradores de Baixa Verde e o Sindicato de Extração de Madeira e Lenha de Dionísio e São José do Goiabal são parceiros do SENAR nesta iniciativa.

“Observando o trabalho dos pequenos produtores, percebemos o imenso trabalho que eles realizam e o baixo retorno financeiro”, explica a presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Baixa Verde, Vera Maria das Graças, que espera que o programa melhore a produção e aumente a renda dos produtores das comunidades de Baixa Verde, Conceição de Minas, Firma Araújo, Messias Gomes, Ponte Alta de Cima e Pau Gigante. “Todos ficaram maravilhados com o que aprenderam e querem ver o retorno positivo deste trabalho”, destaca.

O programa entra em sua fase final a partir do dia 24, quando será realizada uma consultoria em cada uma das propriedades rurais para verificar a implementação de ações do plano de negócios. A produtora Gislene Franco Mendes conta que ela e o irmão Nilton, que trabalha com Bovinocultura de Leite, estão ansiosos pelo retorno do instrutor. “Ele nos passou várias orientações para melhorar os negócios, como vender parte do gado e adquirir novos animais. Já está dando certo”, garante.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias