Capacitação

PNDS promove curso de capacitação para merendeiras de 16 municípios gaúchos

Mais de 70 merendeiras de Estrela e de 16 municípios vizinhos participaram do treinamento


Publicado em: 27/07/2012 às 09:50hs

PNDS promove curso de capacitação para merendeiras de 16 municípios gaúchos

A cidade de Estrela/RS e outros 16 municípios vizinhos receberam na última terça-feira, 24, o curso desenvolvido para capacitação de merendeiras realizado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). A ação teve o objetivo de capacitar e informar mais de 70 profissionais sobre os benefícios e a saudabilidade da carne suína e dar um primeiro passo para a implantação da carne na merenda escolar. Em parceria com a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs),  Sebrae/RS e a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o treinamento ocorreu no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Ieeem) e faz parte de um ciclo de ações do PNDS que será desenvolvido na região.

Ministrado pela professora de Gastronomia da instituição Univates, Rejane Lorenzon, a oficina ensinou na prática receitas diferenciadas e que atendem as necessidades nutricionais diárias dos jovens e crianças. Para Rejane, a ação reforça as novas possibilidades da carne suína e desmistifica os preconceitos sobre o produto. “A conscientização e o conhecimento valoriza o profissional e faz com que ele se torne um parceiro na propagação do PNDS. Os participantes se envolvem e são os responsáveis pela continuação do processo até o consumidor final”, diz.

As merendeiras tiveram também a oportunidade de aprender 6 tipos de receitas com a carne suína, entre elas: molho bolonhesa com o macarrão, lentilha com carne e legumes, hambúrguer, bolo de carne ao forno, almôndegas ao molho e estrogonofe.

Para Rodrigo Rizzo, a ação de incorporar a carne suína na merenda escolar é de grande valia para o desenvolvimento do setor. “A ação foi mais uma forma de se quebrar os preconceitos ainda existentes sobre a carne suína e, principalmente, de capacitar merendeiras para que ao entrar no cardápio escolar da região a carne suína seja melhor preparada”, diz.

Segundo Anny Almeida, gestora executiva nacional do PNDS, “a objetivo é oferecer às merendeiras que atuam nas 90 escolas que integram a 3ª Coordenadoria Regional de Educação, um treinamento que contemple informação de qualidade sobre o modelo produtivo do suíno comercializado hoje, quebrar mitos e paradigmas em torno da carne suína e levar ao conhecimento dessas profissionais as técnicas de preparo de pratos que têm a carne suína como ingrediente”, comenta.

A gestora reforça que para o treinamento é parte do processo para inserção da carne suína na merenda escolar “Para que ela faça parte dos cardápios desses municípios será selecionada uma escola, em que as merendeiras foram capacitadas pelo curso, para preparar um prato à base de carne suína que será avaliado pelos alunos” explica e complementa: “a inserção da carne suína depende da avaliação positiva dos alunos”. Atualmente, a ação ocorre em quatro estados brasileiros.

A analista e gestora do PNDS pelo Sebrae/RS, Miriam Menezes, acredita que a informação levada contribuirá para o aumento do consumo da carne suína. “A merendeira irá passar as crianças um novo olhar sobre a carne suína. É o PNDS pensando no consumo do futuro”, encerra.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABCS

◄ Leia outras notícias