Capacitação

PNDS promove capacitação e degustação na FENAGRO 2012

Com curso de cortes, aula de gastronomia, e distribuição de cartilhas de receitas, projeto finaliza as atividades do ano na Bahia


Publicado em: 19/12/2012 às 15:50hs

PNDS promove capacitação e degustação na FENAGRO 2012

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), junto do Sebrae/BA e da Associação Baiana de Suinocultura (ABS), estive presente na 25ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2012). Por ser considerada a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e uma das cinco maiores do Brasil, o projeto aproveitou a oportunidade e promoveu entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, o “Restaurante Show” e a “Vitrine da Carne”, espaços destinado a degustação de carne suína e exposição dos produtos.

Na Vitrine da Carne, iniciativa pensada para apresentar aos visitantes os novos cortes e modelos de apresentação do produto suíno. O consultor em cortes, Daniel Furtado, exibiu mais de 50 cortes diferentes da carne suína. “O objetivo da ação foi promover e valorizar a carne suína e ainda estimular o consumo, levando aos participantes técnicas para retirada dos cortes da carcaça e também demonstrando aos consumidores presentes à variedade de cortes que o suíno possibilita, entre elas, a picanha, alcatra, coxão mole e também carne moída”, comenta Daniel. Para a gestora de projetos de suinocultura do Sebrae/BA, Lucia Leite, a carne suína ganha visibilidade com essas participações em feira e eventos. “O Sebrae/BA, sempre estimula a participação em feiras, pois acredita que assim a promoção da carne suína atinge mais rapidamente o consumidor e mostra de forma criativa a saudabilidade e sabor da carne”, diz.

Já no “Restaurante Show”, os alunos de gastronomia da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), criaram alguns pratos, de diversas cadeias produtivas para o conhecimento e aprovação do público em geral. Segundo o presidente da ABS, Marcelo Plácido, os pratos criados com carne suína estimularam o consumo do produto de forma prática e versátil. “A principal finalidade da ação, assim como as 46 ações realizadas este ano no estado, foi mostrar a carne suína como saudável e saborosa fazendo com que, do produtor ao consumidor final, a carne fosse reconhecida como um produto de qualidade”, encerra.

Fonte: ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

◄ Leia outras notícias