Publicado em: 08/03/2012 às 11:40hs
O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) encerra mais uma turma do curso D'Olho na Qualidade Rural no estado do Rio Grande do Sul. Com a presença de mais de 35 produtores de suínos de 8 granjas da região, esta foi a segunda turma do município de Rondinha realizado pela Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) em parceria com o Sebrae/RS.
Ministrado pela consultora do Sebrae/RS, Janete Freo, doutora em ciência e tecnologia de alimentos, o Curso D'Olho na Qualidade Rural teve como foco o desenvolvimento da competência dos participantes para que pudessem conhecer e praticar o método D-OLHO (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo nas suas granjas, trazendo um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, bem como respeitando a relação com o meio ambiente.
Segundo Janete Freo, “Os conceitos trabalhados no decorrer do curso foram assimilados, pois conseguiram colocar em prática em suas granjas todas as etapas do curso, obtendo assim, ótimos resultados”, comentou. A consultora também constatou o alto grau de satisfação e motivação dos presentes, “O desafio agora é manter e melhorar o sucesso conquistado nas práticas do programa. A vitória é de quem busca sempre mais e melhor, a cada dia” completou.
Apenas em 2011, as ações realizadas pela ACSURS junto ao SEBRAE capacitaram mais de 2 mil profissionais. A expectativa dos coordenadores é que neste ano ações como do módulo D’Olho sejam intensificadas, fortalecendo a produção de suínos no Brasil. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador “É de fundamental importância dar aos produtores suínos conhecimentos básicos sobre como lidar com a sua granja, organizar e planejar o trabalho para que o produtor ganhe e a suinocultura cresça”, comenta.
O módulo De Olho do QTR é uma oportunidade para que esses produtores possam manter a organização, descarte e limpeza de todos os setores da granja, além de organizar processos e ações para maior eficiência. “É uma importante atuação do PNDS na área de produção”, encerra Lívia Machado, coordenadora nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias