Capacitação

PNDS capacita açougueiros em corte suínos no norte do Espirito Santo

A ação esclareceu as principais dúvidas sobre os cortes suínos em ação realizada em Colatina


Publicado em: 10/09/2012 às 15:10hs

PNDS capacita açougueiros em corte suínos no norte do Espirito Santo

Açougueiros dos municípios de Aracruz, Colatina, Ecoporanga, São Domingos do Norte e São Gabriel da Palha participaram no último dia 31 de agosto, do workshop de suinocultura no auditório do Sebrae de Colatina. Os 25 participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a carne suína e aprenderam como realizar dezenas de cortes suínos. O workshop foi uma ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), organizado pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES)  em parceria com o Sebrae/ES e o frigorífico Cofril.

Os cortes especiais de carne suína foram apresentados pelo mestre açougueiro Daniel Furtado Barbosa, que surpreendeu os participantes com a possibilidade de se retirar mais de 40 cortes apresentados durante o workshop, aproveitando melhor a carcaça e reduzindo o desperdício. Para o consultor, os treinamentos são a melhor forma de mostrar na prática a versatilidade da carne suína. “Orientando os profissionais podemos ter um retorno muito positivo junto aos clientes, que passam a conhecer as novas formas de consumo da carne suína e com isso, aumentar as vendas do produto de maneira efetiva no mercado capixaba”, diz.

Para o representante de vendas do frigorífico Cofril, Gabriel Zanote, a ação contribuiu para aumentar seu conhecimento sobre a carne suína. “Como representante de vendas é de suma importância saber os benefícios, os tipos de cortes e os pratos que podem ser feitos com o produto que estamos vendendo ao consumidor. Acredito que esta ação deve ser aplicada em todos os supermercados e frigoríficos do estado”, diz.

De acordo com o secretário executivo da ASES, Nélio Hand, o evento foi importante por reunir representantes de estabelecimentos de vários municípios do Norte do Estado. “Os participantes se surpreenderam com a versatilidade e saudabilidade da carne suína, e como é possível agregar valor ao produto. Esses profissionais são nosso elo com o consumidor final, por isso é tão importante que eles conheçam a nova realidade da suinocultura brasileira”, encerrou Hand.

Os participantes também puderam esclarecer suas dúvidas sobre a saudabilidade da carne suína e a importância deste produto para a alimentação humana. Proferida pela nutricionista e especialista em nutrição esportiva funcional, a Dra. Thaliane Dias, a palestra teve o objetivo de mostrar de forma cientifica os benéficos que carne suína traz para a sociedade. Também puderam conhecer a eficiência da produção de carne suína a evolução do setor nos últimos anos, a partir de grandes investimentos tecnológicos e melhoria genética, na palestra realizada pelo analista técnico do Sebrae/ES, Thiago Costa.