Capacitação

PNDS aborda liderança e gerenciamento em palestra para suinocultores na AgroBrasília

Como parte das ações da Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin & SINDISUÍNOS), o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) participou da AgroBrasília, feira de tecnologia e negócios agrários, voltada aos empreendedores rurais. Realizada dos dias 15 a 19 de maio, a feira teve a participação de 77 mil pessoas


Publicado em: 08/06/2012 às 09:10hs

PNDS aborda liderança e gerenciamento em palestra para suinocultores na AgroBrasília

A ação contou com uma palestra realizada no auditório do Sebrae/DF para aproximadamente 100 gerentes e proprietários de granjas que puderam entender um pouco mais sobre a gestão interpessoal. Com o tema ''Otimizando recursos humanas em granjas suínas'' o mestre em administração de empresas, Isidoro Souza, tirou dúvidas de como os gerentes devem agir em relação aos seus colaboradores.

Segundo o consultor, esta palestra serviu para que os suinocultores e gerentes percebam a importância de seus colaboradores e criem um clima harmônico dentro de suas propriedades fortificando assim o crescimento da equipe. “Com o investimento cada vez maior em tecnologia, os gerentes e proprietários de granjas acabam esquecendo um pouco da mão de obra qualificada, daquele colaborador que realiza o trabalho delicado e humano. É preciso olhar com cuidado para estas pessoas e trata-las com dignidade, para que não queiram ir para a cidade e muitas vezes não conseguir se sustentar.”, explica.

Na oportunidade, o PNDS em parceria com o Sebrae/DF, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Senar/DF e a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) também apresentou diferentes cortes suínos e proporcionou a degustação de alguns pratos à base de carne suína como, picanha e filé mignon. A ação aconteceu no stand da FAPE e contou com o material de divulgação da ABCS, instrumento visual que facilita a identificação das várias possibilidades da carne suína.

Para a gestora do PNDS pela DFsuin, Daniela Albuquerque, a feira é um dos eventos que fortifica e promove o desenvolvimento da carne suína. “Apresentar as novas tecnologias, mostrando que nossa carne é produzida com os mais rigorosos controles de qualidade, com granjas tecnificadas, além da preocupação com o meio ambiente e o compromisso com o nosso consumidor é a melhor forma de desmistificar o preconceito sobre a carne suína”, diz.

No ultimo dia do evento os produtores de suínos e os proprietários de frigoríficos reuniram-se no estande do Senar na AgroBrasília para discutir o preço da carne suína. Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), Alexandre Cenci, a possibilidade de realizar a Bolsa de Preços na AgroBrasília é uma oportunidade para interagir com outros setores agropecuários e ampliar os negócios. “Todos os dejetos da nossa produção são valiosas para a produção orgânica, por exemplo. Aqui temos a oportunidade de fazer mais contatos e ampliar a oportunidade de negócios”, disse.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias