Capacitação

Pesquisadores divulgam tecnologias da mandioca em evento técnico

Nesta quinta-feira (21), em Guairaçá (PR), o 2º Dia de Campo Mandioca da Cocamar Cooperativa Agroindustrial vai contar com palestras de Marcelo Romano e Rudiney Ringenberg, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária


Publicado em: 21/03/2024 às 14:50hs

Pesquisadores divulgam tecnologias da mandioca em evento técnico

Na quinta-feira (21), em Guairaçá (PR), o 2º Dia de Campo Mandioca da Cocamar Cooperativa Agroindustrial vai contar com palestras de Marcelo Romano e Rudiney Ringenberg, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. 

Atuantes no campo avançado da Unidade sediado no Centro-Sul, os engenheiros-agrônomos vão falar, respectivamente sobre o cultivo de mandioca em faixas e variedades de mesa da Embrapa, e variedades da Embrapa para uso industrial.

Com programação técnica sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Embrapa Mandioca e Fruticultura, o dia de campo vai acontecer na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar em Guairaçá, município da região de Paranavaí (PR). A expectativa da cooperativa é que cerca de 300 produtores e técnicos participem do evento — a mandiocultura é uma das principais atividades do noroeste do estado.

A cultura da mandioca no Paraná

O Paraná é o maior produtor nacional de mandioca para a indústria, concentrando um grande complexo industrial relacionado à produção de fécula, farinha e polvilho azedo. Em 2022, de acordo com dados do Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem), 42 fecularias produziram 2,9 milhões de toneladas para a indústria e a produção de mandioca de mesa chegou perto de 400 mil toneladas.

Para ficar mais próxima à cadeia produtiva, desde 2009 a Embrapa Mandioca e Fruticultura implantou um campo avançado na região, com a presença de pesquisadores que puderam ampliar os conhecimentos da realidade local, divulgar melhor as tecnologias da Empresa, instalar experimentos em propriedades parceiras e atender melhor às demandas dos produtores da região. Como resultado desse relacionamento, a Embrapa já lançou duas variedades de mandioca para a indústria, com alto rendimento de amido, a BRS CS01 e a BRS 420, e três variedades de mesa com polpa amarela, a BRS 429, BRS 396 e BRS 399.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias