Capacitação

Parceria para capacitar trabalhadores rurais

FAEMA e Governo do Maranhão firmam termo de cooperação técnica para atender produtores rurais


Publicado em: 23/05/2012 às 12:40hs

Parceria para capacitar trabalhadores rurais

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) assinaram termo de cooperação técnica com o objetivo de promover a capacitação de trabalhadores e pequenos e médios produtores rurais do Maranhão. A solenidade aconteceu durante a primeira reunião ordinária do Conselho de Representantes da entidade em 2012. “Essas ações conjuntas já vinham acontecendo. A FAEMA e o SENAR vão capacitar o público beneficiado com os equipamentos e os insumos básicos”, explicou o secretário-adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, que é vice-presidente da Federação.

No evento, o presidente da FAEMA, José Hilton Coelho de Sousa, destacou a contribuição da entidade para o crescimento do setor rural maranhense, principalmente por meio dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para a formação de mão de obra rural. “Só em 2011 foram realizados 1.463 cursos, com 25.234 participantes, distribuídos em programas de Formação Profissional Rural, Promoção Social, Empreendedor Rural, Negócio Certo Rural e Com licença”, informou. O encontro contou também com a participação do chefe de gabinete da Sagrima, Severino Pessoa; o superintendente do SENAR do Maranhão, Luís Figueiredo; do superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Antônio Jorge Dino, além de presidentes de 50 sindicatos rurais filiados à Faema.

Safra

Durante o encontro, Raimundo Coelho de Sousa disse que, apesar da seca que está ocorrendo no Maranhão, a previsão do IBGE é de o estado colher uma safra de 3,524 milhões de toneladas de soja, milho, feijão e algodão, representando um incremento de 6,5%, quando comparado à safra de 2010/2011. Ele ressaltou que o Governo do Estado está contribuindo com a produção de grãos por meio do Programa Plantar e Colher no Maranhão, que este ano distribuiu 2.283 toneladas de sementes de arroz, milho e feijão, além de 3.250 quilos de sementes de frutas e hortaliças. Por sua vez, Hilton Coelho ressaltou a participação do setor agropecuário para o crescimento do Brasil. “Temos orgulho do nosso setor rural, pois é o único superavitário da balança comercial brasileira, responsável por 37% das exportações, 22,4% do PIB e 1/3 dos empregos do país”, afirmou o presidente do Sistema FAEMA/SENAR.

Fonte: FAEMA - Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão

◄ Leia outras notícias