Publicado em: 22/08/2012 às 11:50hs
Nos dias 29 e 30 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza um curso sobre multiplicação rápida de mandioca para técnicos da extensão rural estadual e analistas de transferência de tecnologia. As inscrições já estão abertas.
Coordenado pelo Setor de Transferência de Tecnologia e Negócios Tecnológicos (STT), o treinamento tem como finalidade ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a multiplicação de material propagativo de mandioca.
Apesar de sua rusticidade, a mandioca possui certas características que dificultam a sua propagação em larga escala num curto intervalo de tempo. A forma tradicional e mais conhecida pelo agricultor é a propagação por meio de pedaços do caule, chamados de manivas, que tem algumas desvantagens, como a disseminação de pragas e doenças para as áreas do novo plantio. Outro problema é o pequeno número de manivas que se consegue tirar de cada planta. “Os agricultores sempre relatam dificuldade para encontrar material de qualidade para o plantio. Com o uso da técnica de multiplicação rápida, eles podem obter, com a mesma maniva, 170 manivas de 20 cm, o que representa um aumento de 17 vezes em relação ao método convencional de propagação da mandioca”, explica Carlos Estevão Leite Cardoso, supervisor do STT.
Programa
Os aspectos gerais da micropropagação da mandioca serão ministrados pelo pesquisador Antonio da Silva Souza e os aspectos teóricos da propagação rápida serão abordados pelo pesquisador José Raimundo Ferreira Filho, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que também vai repassar a parte prática nos campos experimentais da Embrapa na Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
Já está confirmada a presença de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM) e da Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF). Mais informações no endereço http://www.cnpmf.embrapa.br/destaques/Curso_Multiplicacao_Rapida.pdf, pelo telefone (75) 3312-8077 e pelo email inscricao@cnpmf.embrapa.br.
Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura
◄ Leia outras notícias