Capacitação

Ministério promove seminários para gestores do Sisbi-Poa

Série de encontros definirá estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Implementação do Sistema


Publicado em: 18/06/2012 às 09:40hs

Ministério promove seminários para gestores do Sisbi-Poa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está promovendo uma série de três seminários de coordenação para gestores do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) durante o mês de junho. A primeira edição dos eventos está ocorrendo desde ontem em Salvador (BA) e prossegue até hoje (15/06), com os estados do Norte e do Nordeste. A região Sul se reunirá em Florianópolis (SC), nos dias 19 e 20, e os estados do Centro-Oeste e do Sudeste farão o seu evento de 26 a 28 de junho, em Cuiabá (MT).

Os três seminários reunirão todos os gestores do país e chefes dos serviços de inspeção estaduais para a consolidação das agendas estratégias feitas pelas demais regiões e elaboração do Plano Nacional de Implementação (PNI) do Sisbi-Poa. Durante os encontros serão realizadas palestras sobre a legislação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa/Sisbi-Poa) pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Luiz Carlos de Oliveira.

A programação também prevê apresentações de diagnóstico da inspeção de produtos de origem animal nos estados e estágio atual do Sisbi-Poa (Mapa) e elaboração de agenda estratégica por região. As três etapas terão como instrutoras a coordenadora-geral de Inspeção do Dipoa, Judi Maria da Nóbrega, e a fiscal federal agropecuária Márcia Batista da Costa.

Entenda melhor

Dentro do Suasa existem vários sub-sistemas, entre eles o Sisbi-Poa, que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a procedência e a segurança alimentar. Estados e municípios incluídos nesse sistema – e consequentemente no Suasa – têm os seus serviços de inspeção equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e podem comercializar os seus produtos em todo o país.

O ingresso no Suasa é voluntário e pode ser solicitado nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Atualmente, quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), sete serviços municipais (Alegrete/RS, Cascavel/PR, Erechim/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, São Pedro do Butiá/RS e Uberlândia/MG) e um consórcio de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC) já aderiram ao Sistema. Em processo de adesão encontram-se 14 estados (ES, SP, SC, GO, TO, MT, MS, AC, RN, PB, PE, PA,CE, AM) e o Distrito Federal, 60 municípios e mais cinco consórcios municipais.

  • 1º Seminário (estados das regiões Norte e Nordeste) – Salvador (BA) – dias 14 e 15/6
  • Local: SFA/BA
  • 2º Seminário (estados região Sul) – Florianópolis (SC) – dias 19 e 20/6
  • Local: SFA/SC
  • 3º Seminário (estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste) – Cuiabá (MT) – de 26 a 28/6
  • Local: SFA/MT

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

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