Publicado em: 16/02/2012 às 19:15hs
Para os graduados em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária e áreas afins, a Unopar oferece um novo programa de pós-graduação stricto sensu: o mestrado em Saúde e Produção de Ruminantes. O projeto pioneiro no sul do Brasil aprovado pela CAPES/MEC será realizado em associação temporária com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está com inscrições abertas até dia 5 de março para 15 vagas pelo site.
O programa está constituído em duas áreas de concentração, cujos estudos abordarão vários aspectos, como: doenças infectoparasitárias de importância em ruminantes; afecções clínico-cirúrgicas em ruminantes de produção; técnicas de manejo e aspectos nutricionais na criação de ruminantes; e fisiopatologia e biotécnicas da reprodução em ruminantes.
As aulas teóricas e as atividades práticas de pesquisa (dissertação) serão desenvolvidas no Hospital Veterinário nos campi da Unopar em Arapongas e em Londrina, nos laboratórios e áreas experimentais da UEL e também na Fazenda Experimental da Unopar em Tamarana, que já desenvolve experimentos em projetos de fertilização in vitro e de clonagem.
O mestrado terá a participação de 20 doutores com ampla experiência em temas vinculados à Saúde e à Produção de Ruminantes dos quais 8 professores permanentes e 6 colaboradores são integrantes da Unopar e outros 6 estão vinculados à UEL. Denominada solidariedade, essa iniciativa é bem vista pela CAPES/MEC.
De acordo com o docente, Amauri Alfieri, coordenador do Programa Pós-Graduação em Ciência Animal da UEL, a associação de ambas as instituições já realizam trabalhos em parceria, fato que proporciona um incremento qualitativo do conhecimento e o intercâmbio de experiências entre os grupos participantes, apresentando uma tendência de resultados positivos em curto prazo.
Para o professor Hélio Suguimoto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unopar, a aprovação do projeto é uma excelente notícia que extrapola o meio acadêmico. “A intenção é criar uma área de excelência em ruminantes. O foco é aproximar do setor de produção com um leque de informações na área de sanidade e produção para atender o segmento”, ressalta.
A expectativa da Unopar é produzir conhecimentos que contribuam para melhorar a qualidade da produção de carne e leite no Brasil. “O programa complementará o mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite, iniciado em 2007 na instituição, cooperando com toda a cadeia produtiva, desde a criação, produção até a transformação em produto final”, explica. “O desenvolvimento de novas tecnologias pelos pesquisadores trará uma série de benefícios, como processos produtivos mais eficientes, criação de novas técnicas e produtos, bem como inovações em todos os segmentos desta cadeia”, completa Suguimoto.
Prazo: inscrições até 5 de março
Informações: www2.unopar.br/sites/mestrado-ruminantes
(43) 3371-7809 / 3371-7810 – posgrad@unopar.br
Fonte: Unopar
◄ Leia outras notícias