Capacitação

Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café da Fundação Ernesto Illy dá início à terceira edição

A terceira edição do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café da Universidade Inter Athenaeum já foi aberta


Publicado em: 16/01/2013 às 13:40hs

Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café da Fundação Ernesto Illy dá início à terceira edição

O curso é promovido e organizado por um grupo de parceiros líderes no campo da educação: a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a Universidade de Cambridge — Judge Business School, a Fundação Ernesto Illy, a Universidade do Café (illycaffè), a Escola Superior Internacional de Estudos Avançados de Trieste (Sissa), a Associação de Biomedicina Molecular (CBM) e o Distrito do Café (Trieste Coffee Cluster). O projeto é apoiado pela Fondazione Cassa di Risparmio di Udine e Pordenone (CRUP) e também pela Fondazione CR Trieste.

O principal objetivo desse mestrado é oferecer uma profunda preparação a todos os graduados que estiverem interessados em trabalhar no mundo do café e no campo agro-alimentar. O programa de ensino abrange três áreas principais: econômica-administrativa, biológica- agronômica e tecnológica. Do cultivo do café à logística, do processo de produção industrial  aos serviços de alimentação e à venda no varejo: cada etapa do ciclo de produção do café é explicada em profundidade a partir de uma abordagem ética e sustentável, tendo a qualidade como elemento unificador.
 
O Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café — encabeçado por Roberto Morelli, gerente da illycaffè e diretor da Fundação Ernesto Illy — é o único desse tipo no mundo: tem uma forte abordagem internacional e ratifica Trieste como o centro mundial de café. O corpo acadêmico vem de centros de excelência, da Itália e de outros países, tais como a Universidade de Cambridge, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Udine, a Universidade de Trieste, a Escola de Gestão MIB e a Universidade do Café. Os 18 alunos deste ano letivo — formados em Economia, Engenharia, Ciências, Agricultura e áreas afins — são provenientes de 13 países: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Alemanha, Guatemala, Quênia, Índia, Itália, Peru, Tanzânia e Estados Unidos.

As 400 horas de aula serão dadas na sede da illycaffè, começaram na segunda-feira, dia 14 de janeiro, e vão até o dia 14 de junho. O programa de estudo terminará na metade de setembro, com a dissertação da tese.

Neste ano, nove bolsas de estudo serão pagas pela Fundação Ernesto Illy para diversos estudantes vindos de países produtores de café; uma bolsa de estudo será concedida pela Fondazione Cassa di  Risparmio di Udine e Pordenone (CRUP) para um aluno vindo da região Friuli Venezia Giulia, e uma outra pela Fondazione CR Trieste a um estudante desta cidade.

Informações práticas sobre o Curso de Mestrado em Economia e Ciência do café:

- Ano Letivo 2012/2013: de 14 de janeiro a 14 de junho de 2013
- 400 horas/aula (200 horas com professores universitários, 200 horas com professores da illycaffè)
- Número de créditos para formação universitária: 60
- Localização: illycaffè, Trieste
- Idioma: Inglês

Sobre a illycaffè

Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Os produtos illy são comercializados em 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil dos melhores restaurantes e cafeterias. espressamente illy, a cadeia de franquia de cafeterias de estilo italiano está presente em 30 países com mais de 230 pontos de venda. Com o objetivo de difundir a cultura do café, a illycaffè fundou a Università del Caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, equipe de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega 800 pessoas em todo o mundo e tem um faturamento consolidado de € 342 milhões (resultados de 2011).

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias