Capacitação

Mestrado em Ciências Agrárias terá início em Sete Lagoas

O curso de pós-graduação, resultado de uma parceria estabelecida entre a universidade, a Embrapa e a Epamig, obteve aprovação para funcionamento junto à Capes com o conceito 3


Publicado em: 21/03/2012 às 17:10hs

Mestrado em Ciências Agrárias terá início em Sete Lagoas

A UFSJ (Universidade Federal de São João delRei) realizou a abertura oficial do curso de mestrado em Ciências Agrárias nessa terça-feira, 20. O curso de pós-graduação, resultado de uma parceria estabelecida entre a universidade, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), obteve aprovação para funcionamento junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o conceito 3.

“Nossos objetivos, a partir dessa conquista, é avançarmos nessa avaliação e, em breve, oferecermos cursos de doutorado”, disse o coordenador do curso José Carlos Moraes Rufini, da UFSJ. Segundo o reitor da universidade, Helvécio Luiz Reis, a oferta de um curso de mestrado por uma universidade pública traz somente benefícios para Sete Lagoas e região. “A Universidade Federal de São João del-Rei é melhor hoje porque tem o Campus Sete Lagoas. E somos gratos à Embrapa e ao deputado federal Márcio Reinaldo por essa conquista”.

De acordo com Helvécio, o reconhecimento do papel da universidade pública tem possibilitado novos investimentos e contratações de professores, se referindo ao processo de construção e ampliação do Campus Sete Lagoas. “Isso se reverte em benefícios para toda a região”, destacou. A mesma opinião foi apresentada pelo diretor do Campus Sete Lagoas, Iran Dias Borges. “O mestrado em Ciências Agrárias aconteceu após um esforço muito grande, principalmente da Embrapa pela presteza em atender nossas expectativas, o que fortaleceu a proposta junto à Capes”, destacou.

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e a Epamig são parceiras da universidade. Pesquisadores das duas instituições atuam como docentes nos programas de ensino e pesquisa. “Essa parceria é muito importante para o aumento da massa crítica e no processo de formação de um maior número de profissionais qualificados”, defendeu Vera Maria Carvalho Alves, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo. Ela representou a chefia da Empresa na solenidade.

Capes – O professor Moacir Pasqual, do Departamento de Agricultura da Ufla (Universidade Federal de Lavras) e coordenador da área de Ciências Agrárias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, reforçou que a parceria da UFSJ com a Embrapa foi preponderante para a aprovação do mestrado. Pasqual apresentou um diagnóstico da atuação da Capes no processo de avaliação dos cursos de pós-graduação no país e revelou oportunidades para os estudantes e pesquisadores, como o programa “Ciência sem Fronteiras”.

Ao final, ele destacou a importância da publicação de artigos científicos em publicações reconhecidas pelo sistema Qualis Periódicos. Nesse contexto, a Revista PAB (Pesquisa Agropecuária Brasileira), editada pela Embrapa, ocupa a sétima posição na classificação “Fator de Impacto”, escala desenvolvida pela Capes. “Por ser uma revista com o maior número de publicações de trabalhos de alunos de pós-graduação da área de Ciências Agrárias, é importantíssimo que essa escala suba continuamente”, disse.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias