Publicado em: 22/08/2012 às 15:50hs
O curso é promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril, Empaer, Sedraf e Mutirão Arco Verde e busca apresentar e discutir conhecimentos e tecnologias que possam ser utilizados na produção de mandioca em Mato Grosso.
Participam da capacitação agentes de assistência técnica e extensão rural da Empaer, de prefeituras, cooperativas e do Senar. Ao longo de três dias, eles assistirão a apresentações teóricas e participarão de atividades práticas.
No primeiro dia de curso as palestras abordaram temas como a calagem e adubação do solo para o plantio do tubérculo, melhoramento genético de mandioca e variedades da planta utilizadas na região de Cáceres (MT).
Nesta terça-feira, as variedades de mandioca continuam na pauta da capacitação com uma apresentação sobre a etnovariedade de mandioca nos sistemas agrícolas de pequena escala da Baixada Cuiabana e com uma atividade prática de pesquisa participativa sobre variedades de mandioca. Haverá ainda um espaço para o planejamento das atividades de multiplicação dos conhecimentos adquiridos no processo de capacitação continuada, uma vez que cabe a cada um dos participantes passar a diante as tecnologias discutidas nos cursos.
A Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Mandioca se encerrará na quinta-feira com uma atividade prática sobre o processamento de mandioca para fabricação de farinha, polvilho e produção de chips, que será desenvolvida na Farinheira Raiz da Terra, no Assentamento Padre Josino, em São José do Povo (MT).
Entre os palestrantes e instrutores deste módulo da capacitação estão pesquisadores e analistas e técnicos da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Cerrados, Empaer, Unemat e Unesp.
Programação completa do curso em http://cpamt.sede.embrapa.br/a_unidade/eventos/2012/folder_mandioca_mod3.pdf
Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril
◄ Leia outras notícias