Capacitação

Mais de mil agricultores paranaenses terão cursos do Pronatec Campo

A partir de fevereiro, 1.180 agricultores familiares do Paraná serão beneficiados, pela primeira vez, com os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no campo (Pronatec Campo)


Publicado em: 11/01/2013 às 14:40hs

Mais de mil agricultores paranaenses terão cursos do Pronatec Campo

Serão oferecidos, no primeiro momento, 13 cursos de formação continuada, com 160 horas, cada. Com a ação, os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC) pretendem expandir, democraticamente, a oferta de educação profissional ao público rural. A previsão é que as aulas comecem em março.

Os cursos oferecidos serão os de Bovinocultor de Leite, Fruticultor, Horticultor Orgânico, Operador de Computador, Agente Cultural, Agricultor Agroflorestal, Auxiliar de Secretaria Escolar, Inspetor Escolar, Cafeicultor, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Orgânico, Atendente de Nutrição e Agricultor Familiar. Serão formadas mais de 30 turmas, com capacidade para 35 alunos, e dez municípios já têm turmas previstas: Cascavel, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Lapa, Londrina, Maringá, Siqueira Campos e Umuarama. O município de Ivaporã, no norte do estado, é o que receberá mais turmas – no total, serão dez.

“A maioria dos cursos será oferecida em unidades remotas das instituições de ensino, que são mais próximas às comunidades, facilitando o transporte e a participação dos agricultores”, explica o coordenador substituto da Coordenação de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Allan Razera. O MDA, em conjunto com a delegacia federal no estado, fechou parceria com o Instituto Federal do Paraná para a realização das aulas, que utilizará suas unidades remotas nos municípios. Os cursos são totalmente gratuitos para os interessados. “Eles não recebem bolsa, mas têm os custos pagos pelos institutos”, informa Allan.

O responsável pelo Pronatec Campo na delegacia federal do MDA no Paraná, Alexandre Faria, lembra que os cursos têm grande importância para a agricultura familiar. “Usaremos a pedagogia da alternância: um período eles passam em sala de aula e outro período em sua propriedade, aplicando o que aprenderam. Esse é o maior objetivo do Programa, que eles possam levar para casa os aprendizados dos cursos.” O público-alvo é o da agricultura familiar, da reforma agrária e de povos e comunidades tradicionais. O pré-requisito é que o interessado tenha Ensino Fundamental e Ensino Médio, dependendo do curso.

Pronatec

O Pronatec é uma das linhas de ação adotadas pelo Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação. O objetivo é elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias