Capacitação

Mais de 100 Colaboradores e gerentes recebem qualificação em Manutenção de Granja no estado de Goiás

Suinocultores da região de Rio Verde e Senador Canedo, cidades localizadas no sul do estado de Goiás, participaram entre os dias 23 a 13 de junho do curso desenvolvido pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Senar Nacional de "Qualificação Profissional em Suinocultura".


Publicado em: 15/06/2012 às 19:20hs

Mais de 100 Colaboradores e gerentes recebem qualificação em Manutenção de Granja no estado de Goiás

Mais de 80 profissionais entre gerentes e colaboradores das granjas Nossa Senhora Aparecida, Fama, Santa Luzia, Master e São Tomé puderam conhecer o primeiro módulo de manejo da capacitação: Manutenção de Granja, curso que ensina na prática os cuidados gerais referentes a toda granja, bem como hábitos de higiene, biosseguridade, controle integrado de pragas, manejo da composteira, além da limpeza de equipamentos e instalações.

Ministrado pelo instrutor do Senar/GO, Wolney Guimarães, a ação aconteceu por meio do plano de atuação da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), em parceria com o Sebrae/GO e Senar/GO e possibilitou aos participantes conhecerem também ferramentas de gestão e conteúdos diferenciados como: o desafio da gestão aplicada à produção de suínos, resultados do sistema de produção e gestão ambiental, além de sanidade suína.

Para o consultor, Iuri Machado, da Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), entidade representante das granjas que participaram da qualificação, “a ação do PNDS nas granjas serve não só como qualificação, mas como reciclagem dos colaboradores, dando uma visão geral do sistema e assim aperfeiçoando o trabalho” diz.

Segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, a ação contribuiu para o aperfeiçoamento do processo produtivo nas granjas. “O treinamento do Senar traz às granjas participantes um novo olhar a todo o sistema adotado na criação de suínos, contribuindo para seu desenvolvimento regional e nacional”, diz. Para o gerente da granja Nossa Senhora Aparecida, Romildo Queles, o treinamento auxiliou a reincorporar alguns processos produtivos que por causa da rotina foram esquecidos. “Melhoramos na mão de obra, aumentamos a atenção aos detalhes e também unificamos o processo referente a criação de suíno, dando base para desenvolver e aprimorar o manejo na granja”. Romildo acrescenta que o curso para os gerentes também foi uma boa alternativa para trocar experiências e aprimorar os relacionamentos entre as equipes.

Já Ana Lucia Freitas, proprietária da granja Nossa Senhora Aparecida, lembra que “o trabalho com suinocultura é um trabalho constante e diário, por isso os treinamentos e qualificações oferecidos pelo PNDS aperfeiçoa as tarefas dos colaboradores e chama a atenção para os detalhes referentes a criação de suínos” encerra.