Publicado em: 18/03/2013 às 12:50hs
O tema surgiu como demanda dos próprios técnicos, que veem a irrigação como possível alternativa para as pastagens no período de seca. Ele será apresentado nos dois primeiros dias de curso pelo professor da Universidade Federal de Viçosa, Luiz César Dias Drumond. Além das atividades teóricas, haverá práticas de campo, na tarde de quarta-feira.
Na quinta-feira, a programação da capacitação terá continuidade com uma palestra sobre fixação biológica de nitrogênio em leguminosas e gramíneas, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Anderson Ferreira. Haverá ainda uma apresentação sobre a Aproleite e Fundo do Leite, além de uma rodada de discussões entre os participantes.
Este é o terceiro ano da Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva do Leite. Desde o início, o mesmo grupo de aproximadamente 50 técnicos, de diferentes regiões do estado, vêm sendo capacitado sobre questões diversas relacionadas à produção de leite em Mato Grosso. Paralelamente, cada um deles tem como dever de casa instalar uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) na região em que atua. Nesta propriedade, ele aplica as tecnologias aprendidas no curso e transfere o conhecimento para produtores e outros técnicos.
Participam da capacitação agentes de assistência técnica e extensão rural de cooperativas, da Empaer, de secretarias de agricultura municipais e do Senar.
Além da cadeia produtiva do leite, a Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros promovem processos de transferência de tecnologia semelhantes nas cadeias da fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, apicultura, sistemas agroflorestais.
A Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva do Leite é promovida pela Embrapa em parceria com a Empaer, Sedraf, OCB-MT e Fundaper.
Confira a programação.
Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril
◄ Leia outras notícias