Publicado em: 21/01/2025 às 14:00hs
A Embrapa Café segue com inscrições abertas para três cursos gratuitos voltados à cafeicultura, que já atraíram mais de 4 mil participantes, incluindo produtores de café e profissionais do setor, tanto no Brasil quanto no exterior. Os cursos “Cafeicultura no Cerrado”, “Podas do Cafeeiro Arábica” e “Manejo Integrado de Pragas e Nematoides na Cafeicultura” estão disponíveis na plataforma e-Campo, na modalidade a distância, permitindo que os participantes acessem o conteúdo de acordo com sua disponibilidade.
Este curso, o mais recente oferecido, tem como objetivo apresentar tecnologias e métodos de controle de pragas e nematoides que afetam as lavouras de café. Ministrado por pesquisadores da EPAMIG, UFLA e Embrapa Café, a capacitação possui uma carga horária de cinco horas e é dividida em cinco módulos, que abordam desde o controle do "bicho mineiro" e da broca do café até a identificação e manejo de nematoides, essenciais para mitigar danos às plantas.
Com carga horária de cinco horas, este curso apresenta as melhores práticas para a poda do cafeeiro Arábica, fundamental para o aumento da produtividade. Ministrado pelo pesquisador André Dominghetti Ferreira, o curso ensina técnicas de recepa, esqueletamento e desponte. O treinamento visa à melhoria da arquitetura da planta, promovendo luminosidade e aeração, essenciais para a recuperação do potencial produtivo das lavouras.
Com uma carga horária de 16 horas, esse curso detalha as melhores práticas para a implantação e manejo de cafeeiros no bioma Cerrado. Dividido em quatro módulos, o curso oferece uma visão abrangente da cafeicultura na região, abordando desde o panorama atual até as cultivares recomendadas, o manejo inicial da lavoura e as novas tecnologias aplicáveis ao cultivo de café nesse bioma.
Os cursos são voltados a produtores de café, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), profissionais do setor e estudantes. Todos são assíncronos, permitindo que os participantes escolham o melhor horário para acessar o conteúdo. A capacitação é contínua, sem prazo de encerramento, o que garante maior flexibilidade para os inscritos.
Essas iniciativas refletem o compromisso da Embrapa Café em promover o desenvolvimento da cafeicultura por meio de conhecimento técnico e acessível a todos os envolvidos na cadeia produtiva do café.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias