Capacitação

Incaper realiza treinamento para técnicos das Américas

O pesquisador do Instituto capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o doutor em Fitopatologia, José Aires Ventura, fará um treinamento para o Organismo Internacional Regional de Sanidade Agropecuária (OIRSA), vinculado às Organizações das Nações Unidas (FAO/ONU)


Publicado em: 17/01/2012 às 19:20hs

Incaper realiza treinamento para técnicos das Américas

Participarão do evento técnicos de nove países da América Central e América do Norte, que estudarão os principais problemas fitossanitários no cultivo do abacaxi com ênfase na fusariose.

“O treinamento visa mostrar o conhecimento dos avanços científicos já desenvolvidos no Brasil, pelo Incaper, no sentido de que técnicos desses países possam fazer o correto diagnóstico do fungo e estabelecer estratégias de controle da doença. Uma das melhores estratégias para o controle da doença é a utilização de novas variedades resistentes, como o abacaxi Vitória”, analisa José Aires Ventura.

O pesquisador recebeu o convite da OIRSA em dezembro de 2011 para coordenar o treinamento nos dias 24,25 e 26 de janeiro de 2012, no Panamá. “Somos referência nas pesquisas sobre o abacaxi, principalmente sobre a fusariose, doença que dizimou as lavouras de abacaxi em muitos municípios capixabas, brasileiros e de outros países”, ressaltou o pesquisador.

As pesquisas com relação à fusariose são feitas pelo Incaper em parceria com o Núcleo de Biotecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para José Aires Ventura, esta pesquisa mostrou ao mundo, por meio de artigos e publicações científicas, que a fusariose poderia ser controlada com uma nova variedade de abacaxi. “O abacaxi Vitória, lançado pelo Incaper, em 2006, na Fazenda Experimental de Sooretama e que já é amplamente plantado em vários estados e começa a ganhar o mundo, mostra aos agricultores que é possível voltar a produzir abacaxi sem se preocupar com essa doença. Além de ter uma nova opção de fruto com mais polpa, mais vitaminas e sem espinhos”, destaca o pesquisador.

O treinamento envolverá técnicos do México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Republica Dominicana.

A doença "fusariose do abacaxizeiro" causada pelo fungo Fusarium guttiforme é considerada uma grave ameaça aos países da América Central, tradicionalmente produtores e exportadores de abacaxi.

Fonte: Incaper - ES

◄ Leia outras notícias