Capacitação

IMA ensina educação sanitária para alunos de veterinária da UFMG

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estabeleceu uma parceria com a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para ministrar o curso “Educação Sanitária e Comunicação”, nos meses de outubro e novembro


Publicado em: 02/10/2013 às 08:50hs

IMA ensina educação sanitária para alunos de veterinária da UFMG

O objetivo é proporcionar ao aluno de medicina veterinária uma visão da educação sanitária - atividade estratégica e instrumento de defesa agropecuária no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, esclarece que a Educação Sanitária é uma ferramenta fundamental para alcançar a melhoria do status sanitário de um município, estado ou país. “A medida que os mercados internos e externos pressionam por produtos agropecuários de maior qualidade e obtidos segundo práticas socioambientais sustentáveis, faz-se necessária a melhor estruturação de um sistema de defesa agropecuária. O país deve estar preparado para lidar com exigências sanitárias e para comprovar práticas ambientalmente sustentáveis de produção e a atenção à saúde e bem estar do trabalhador rural”, explica.

O processo educativo desenvolve-se por meio de metodologias variadas, com o objetivo de promover mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras dos estudantes de veterinária. Com a aprendizagem adquirida eles passam a mudar a sua conduta.

O curso constituirá de aulas teóricas e práticas, com exercícios, trabalhos de grupos e entrevistas, com temas tais como: Educação Sanitária em Defesa Agropecuária; Assertividade, Comunicação e Educação; Como Trabalhar com Grupos; Deficiências da Comunicação; Importância dos Materiais Impressos Educativos; Você e os Outros; O que Motiva as Pessoas; Métodos de Educação de Grupos; Psicossociologia da Comunicação; Uso dos Meios de Comunicação no Processo Educativo.

Durante o treinamento os alunos do 10º período desenvolverão um Projeto Educativo Sanitário.

As aulas serão ministradas pelas profissionais da Gerência de Educação Sanitária e apoio à Agroindústria Familiar (GEA) do IMA, Elisabeth Rios e Patrícia Martins.

Linha de Ação – Educação Sanitária

Educação sanitária é a denominação dada à prática educativa que induz um determinado público a adquirir hábitos que promovam a saúde e evitem a doença, seja dos seres humanos, dos animais ou dos vegetais. Educação em Saúde é um dos mais importantes elos de ligação entre os desejos e as expectativas dos governantes ao oferecer programas de saúde mais eficientes.

De uma forma geral, seus objetivos são encorajar as pessoas a adotar e manter padrões de vida sadios, tomar as suas próprias decisões, tanto individuais como coletivamente, despertando a consciência sanitária, que é o resultado dos costumes, experiências e valores do povo.

A educação é um processo permanente que vai acontecendo na medida em que o indivíduo constrói e aprofunda seu conhecimento, assumindo-se e situando-se em seu meio, levando em consideração que a formação do conhecimento é determinada pelas atividades humanas e pelas experiências decorrentes destas atividades.