Publicado em: 08/10/2012 às 09:20hs
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT) iniciaram o processo de convocatória dos selecionados para o programa de bolsas de estudo voltados à profissionais do setor agrícola no hemisfério.
As bolsas para estudar no México consistirão na manutenção mensal e no seguro médico dos profissionais selecionados pela Direção de Cooperação Técnica do IICA e pelo Centro de Pesquisa Científica de Yucatán (CICY), órgão do CONACYT.
No Brasil, a cientista social, Simone Ramos, natural do Piauí, foi uma das cem profissionais que serão beneficiadas pela bolsa. Simone atua hoje como consultora da Rede Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), no estado do Pernambuco, e sente-se honrada em ter sido uma das selecionadas. “Fiquei surpresa com a notícia de que havia sido selecionada, e com certeza é uma oportunidade única”, comenta a cientista.
O CONACYT é um organismo estatal descentralizado, encarregado de promover e fortalecer o desenvolvimento científico e a modernização tecnológica do México, por meio da formação de recursos humanos de alto nível. Foi fundado em 1970 e tem como visão o investimento de pelo menos 2% do PIB (Produto Interno Bruto) do país em pesquisa e desenvolvimento, em 2025.
Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
◄ Leia outras notícias