Publicado em: 17/04/2012 às 07:55hs
Os amantes de esportes hípicos poderão acompanhar no próximo mês o início do Campeonato Brasileiro de Atrelagem. As provas acontecerão no Haras dos Sonhos, interior do Estado de São Paulo, batizadas com o nome de Copa Legendário de Atrelagem, em homenagem ao Cavalo Puro-Sangue Lusitano "Legendário II", pentacampeão brasileiro de Equitação de Trabalho, falecido neste ano.
No dia 5 (sábado), serão realizadas duas etapas da modalidade ? minimaratona e maneabilidade. A primeira testa as habilidades de cavalos e condutores em terrenos acidentados. Na segunda, são utilizadas esferas sobre cones, nos quais as carruagens devem desviar e impedir que os obstáculos caiam.
O evento terá duração de um dia, e contará também com apresentações de Equitação de Trabalho, Adestramento, passeios de charretes para crianças; com a participação de várias raças de equinos, algumas desconhecidas do público brasileiro, como é o caso dos Clydesdales, um dos maiores cavalos do mundo.
A Atrelagem pode ser entendida como a versão moderna das corridas de bigas (antigo carro puxado por dois cavalos) ? trigas ou quadrigas ? tão retratadas em filmes sobre o Império Romano. O transporte atrelado ressurgiu nos séculos XIII e XIV, atingindo seu apogeu no século XV, quando a estrutura dos carros era bastante parecida com a atrelagem utilizada na Antiguidade, no entanto, agora acrescidos de adereços e ornamentos.
Após a Idade Média, o esporte ganhou novos ares ? praticado por nobres, é símbolo de status e refinamento, transformando-o não só num meio de transporte, mas também como modalidade esportiva com a instituição do trote atrelado, ou seja, as provas de Atrelagem.
Na trilha da evolução, o automóvel surgiu no rastro da Atrelagem, e quem apostou na aposentadoria dos veículos movidos a cavalo se enganou. Transformada em esporte equestre, a Atrelagem passou a ser cultivada por quem preserva a elegância e o charme de um tempo que não volta mais.
Um bom exemplo disso foi durante a passagem do príncipe Harry pelo Brasil. O integrante da família real da Inglaterra conduziu uma carruagem atrelada a dois Cavalos Lusitanos.
Programação
6h às 8h30 – chegada dos animais
9h às 12h – Minimaratona de Atrelagem
12h às 12h40 – Adestramento (Carrossel) e apresentações em homenagem ao Cavalo Lusitano Legendário
12h40 às 13h30 – Demonstração da Liga de Equitação de Trabalho
13h30 às 16h30 – Maneabilidade de Atrelagem/ prova de cones contra o cronômetro
16h30 às 17h – Premiação e encerramento
Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL), presidida, no biênio 2011-2012, pelo empresário José Francisco Brito Eusébio, foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o studbook da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.
Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.
Conheça o portal do Puro-Sangue Lusitano no Brasil: www.associacaolusitano.com.br.
Fonte: Bureau Comunicação & Marketing
◄ Leia outras notícias