Publicado em: 26/04/2012 às 11:30hs
O curso será ministrado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávio Fernandes Júnior, que abordará o manejo integrado de pragas, controle de doenças e nematóides, plantas invasoras e técnicas de aplicação de defensivos das hortaliças. O evento será realizado, em um hotel fazenda, localizado no km 70, no distrito de Cangas.
O curso contará com quatro módulos e serão instaladas oito Unidades Demonstrativas (UD) para avaliação de cultivares. A proposta é produzir com tecnologia, promover a rentabilidade do produtor rural e reduzir o uso de agrotóxicos. Flávio alerta sobre normas de boas práticas agronômicas e da produção integrada que pode reduzir em 75% o uso de defensivos agrícolas. No primeiro módulo apresentou o uso dos solos, classificação física e características químicas, adubação orgânica com orientação aos técnicos sobre a interpretação dos dados da análise da terra a fim de detectar problemas nutricionais para aplicação de corretivos e adubos para o plantio.
O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano Alencar, fala que a capacitação atenderá técnicos da Empaer, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Reforma Agrária (Sedraf) e prefeituras municipais. A finalidade da capacitação é promover o atendimento a 1.200 produtores rurais na produção de hortifruti. Ele lembra que a Empaer realizou um diagnóstico nas propriedades rurais, que permitiu o planejamento da produção e na escolha de 29 variedades de frutas e 29 de legumes e verduras que serão produzidos.
A capacitação é uma iniciativa do governo do Estado de Mato Grosso e Embrapa. O segundo módulo vai contar com a participação de 60 técnicos. O curso começa às 8 horas e tem encerramento previsto às 17h30.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias