Capacitação

Formação profissional gratuita para produtor rural

Senar oferece 7.000 vagas em maio


Publicado em: 03/05/2012 às 07:45hs

Formação profissional gratuita para produtor rural

Os produtores rurais têm a oportunidade de formação profissional totalmente gratuita através de 468 cursos e 7.400 vagas que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) – oferece neste mês de maio em todo o território barriga-verde. O anúncio foi feito pelo superintendente do Senar/SC Gilmar Zanluchi e pelo presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.

As atividades instrucionais e de qualificação do Senar pertencem a duas linhas – formação e promoção social – e destinam-se aos trabalhadores ou produtores rurais e suas famílias.

A primeira linha de ação da entidade está vinculada à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação, de modo a aumentar a eficiência do desempenho profissional de trabalhadores e produtores rurais. Envolve as atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura e relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. O maior número de eventos compreende as atividades de apoio agrossilvipastoril, agroindústria pecuária.

Por outro lado, as atividades de promoção social visam o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais de trabalhadores, produtores e das famílias rurais, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação ativa na comunidade. As atividades possuem caráter educativo e preventivo, distribuídas nas seguintes linhas de ação: educação; artesanato; cultura, esporte e lazer; alimentação e nutrição; saúde e organização comunitária.

Entre as atividades mais frequentes estão a inclusão digital rural, gestão da propriedade rural, implantação e manejo de pastagens (projeto leite), tratores agrícolas, tratores florestais, controle fitossanitário da fruticultura, controle agroecológico de pragas e doenças, inseminação artificial, presuntaria e salamaria, embutidos e defumados de carne suína, cortes, assados e empanados de frango etc.

Também inclui treinamento em primeiros socorros, cultivo de plantas medicinais, confecção de lingerie, tricô e arte culinária, conservas de hortaliças e temperos, crochê, pintura em tecidos, turismo rural, doces de leite e iogurte, confecção de roupas, confeitaria, entre outros.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias