Publicado em: 24/07/2013 às 09:50hs
Buscando sempre aperfeiçoar os serviços oferecidos aos cooperados, o vice-presidente da Coopertradição, Gelson Corrêa, participou do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, promovido pelo Sistema Ocepar e pelo Sebrae. O programa visa estabelecer parcerias de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e de outros países.
No Canadá nos EUA, o programa visitou cooperativas agropecuárias e de crédito. De acordo com Gelson, o Programa é uma oportunidade de trocar informações e experiências bem sucedidas desenvolvidas em outros países”.
Tanto no Canadá quanto nos EUA, o cooperativismo é muito forte, sendo essas regiões destaque na produção de grãos como trigo, soja, milho, aveia e cevada, além da produção leiteira. Só nos EUA, são mais de 8 mil cooperativas que ocupam posições de destaque na economia do país.
O cooperativismo normalmente tem a mesma origem de uma necessidade ou da dificuldade. A partir daí, nasce a união. “Por essa razão, as cooperativas são tão fortes, mas muito mais pelo processo que agrega valor ao produto, ou seja, elas recebem o trigo e logo beneficiam o produto em um moinho próprio. Além disso, as cooperativas têm investido em fusões ou parcerias, que as tornam ainda mais competitivas em um mercado global”, enfatiza Gelson.
Além dos EUA e Canadá, os participantes do Programa de Formação Internacional conheceram cooperativas na Argentina, Itália e Alemanha.
Fonte: JOB Comunicação Integrada
◄ Leia outras notícias