Capacitação

ETH Bioenergia qualifica 241 profissionais no Pontal do Paranapanema

Ação é fruto do Programa Energia Social e visa estimular a geração de renda e qualidade de vida da região


Publicado em: 06/02/2012 às 09:10hs

ETH Bioenergia qualifica 241 profissionais no Pontal do Paranapanema

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, a ETH Bioenergia celebra a formatura de 241 alunos nos municípios de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio em cursos promovidos pelo Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, iniciativa que visa fomentar projetos de desenvolvimento da região, em parceria com as comunidades de atuação da ETH.

Os cursos oferecidos nesta etapa formaram tratorista, operador de colhedora e mecânico de manutenção automotiva, dentro projeto Qualificação Profissional do Programa Energia Social, atendendo as prioridades da própria comunidade e da empresa. Cerca de 80% destes profissionais será absorvido pelas duas unidades agroindustriais da ETH na região: Conquista do Pontal e Alcídia. 

As cerimônias de formatura serão realizadas nos respectivos municípios e contarão com a presença dos formandos e seus familiares, lideranças da ETH Bioenergia, dos responsáveis pedagógicos e parceiros do Programa. Estarão presentes também os prefeitos Eduardo Quesada Piazzalunga, de Mirante do Paranapanema e José Ademir L. Gutierrez, de Teodoro Sampaio, entre outras lideranças públicas locais.

Juntos, os cursos de tratorista, operador de colhedora e mecânico de manutenção automotiva somaram aproximadamente mil horas de aulas teóricas e práticas e foram realizados de outubro a dezembro de 2011. Somente nestas turmas de formação, o investimento realizado pelo Programa Energia Social foi de R$ 315 mil.

“Entendemos que investir em projetos de qualificação profissional, como os do Programa Energia Social, contribui para a formação de pessoas, cria oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para a região, uma vez que as pessoas que residem nestes municípios passam a ter ferramentas para crescer profissionalmente, tanto em nossas unidades quanto em outras empresas da região”, destaca Vitório Bredariol, responsável pelo Polo São Paulo da ETH.

O Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local reúne ações e investimentos realizados junto às comunidades onde a ETH está inserida, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas localidades de atuação da ETH. Desde sua criação, foram desenvolvidos 21 projetos. O Programa tem como prioridade atuar nas áreas de educação, cultura, atividades produtivas, saúde, segurança e preservação ambiental, por meio de um modelo de gestão participativa entre prefeituras, comunidades e empresa.

No Pontal do Paranapanema, o Programa Energia Social está desenvolvendo outros projetos como: Ponto de Cultura da Sustentabilidade, Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, Qualificação profissional de Professores e Educação Artística.

Sobre a ETH Bioenergia

Controlada pela Organização Odebrecht, a ETH Bioenergia atua de forma integrada na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar. Com investimento total de R$ 8 bilhões, a ETH é líder em bioenergia, com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida cinco polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e emprega hoje 15 mil pessoas.

Fonte: CDN ? Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias