Publicado em: 20/09/2013 às 08:10hs
Este é o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que está com duas turmas, de 30 alunos, do curso de auxiliar administrativo com ênfase no agronegócio em andamento no município de Paial.
A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Seara, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara e Secretaria de Educação do Estado.
O curso possui carga horária de 160 horas/aula divididas em dois blocos, sendo 60 horas/aula de desenvolvimento humano e empreendedorismo e 100 horas/aula para desenvolvimento técnico, o que contempla conhecimentos administrativos de gestão, planejamento e controle, ministrados pelos prestadores de serviço em instrutoria Valdir Airton Ramthum e Lorival Zanluchi. As atividades beneficiam alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e são desenvolvidas na E.E.B. Francisco Maciel Bageston, em Paial. As turmas iniciaram no mês de junho deste ano e a previsão de término é no final do mês de novembro.
“A capacitação é uma oportunidade de crescimento profissional, pois os participantes, posteriormente, atuarão nos processos administrativos de empresas rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas”, observaram os prestadores de serviço em instrutoria.
PROGRAMA
O Pronatec é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Senar/SC. Os cursos são divididos em atividades teóricas e práticas, com encontros diários e duração de quatro horas, pela manhã ou tarde.
Podem participar estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores provenientes do meio rural, beneficiários titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda (bolsa família), pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e outros grupos de elevada vulnerabilidade social.
“O objetivo é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Para o presidente da Faesc e do conselho de administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, a profissionalização do campo é o caminho para a sucessão familiar nas propriedades rurais. “Muitos pais ficam sozinhos na propriedade e não conseguem mão de obra para auxiliar nas atividades enquanto os filhos sofrem em busca de oportunidades nos grandes centros”, complementa.
Os alunos interessados em participar do Pronatec deverão procurar a direção da escola onde estudam ou a Secretaria de Assistência Social do Município. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333-0322 e e-mail pronatec@senar.com.br
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias